O Sistema Findes, através do Senai-ES e do Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, divulgou nesta quinta-feira, dia 14, em solenidade realizada no Plenário do Ed. Findes, em Vitória, os vencedores do Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente 2014, que teve como objetivo incentivar e reconhecer as iniciativas das indústrias e demais partes interessadas do Estado do Espírito Santo na adoção de ações que resultem na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas suas áreas de influência.
“Primeiramente, gostaria de parabenizar o brilhante trabalho que o Consuma tem realizado nos últimos anos”, disse o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, ao abrir oficialmente a solenidade de entrega dos prêmios.
“Tivemos avanços significativos na questão ambiental para as empresas, a exemplo da emissão de licenças ambientais pela internet. Mas tudo isso se deve à maior participação do empresário industrial nos debates de nosso Conselho de Meio ambiente e em outras entidades e conselhos. E esta premiação é uma forma de incentivo para que as empresas façam cada vez melhor o trabalho de tornar a indústria capixaba mais sustentável e com mais qualidade de vida para a população”, completou o dirigente.
A seguir, o presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, destacou a evolução do Prêmio em comparação ao ano anterior. “Saltamos de 25 para 38 projetos inscritos, o que demonstra uma grande evolução, mas temos muito que avançar ainda no segmento das micro e pequenas empresas, que representam cerca de 98% de todas s indústrias capixabas”, enfatizou Barbosa. “A sociedade cobra das indústrias um processo de produção mais limpo, sem impacto ambiental e que seja sustentável, e este é um grande desafio que teremos sempre”, completou.
Dando prosseguimento à solenidade, Marcos Guerra, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Diane Rangel, o diretor-presidente do Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Tarcísio José Foeger, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Fábio Ahnert, assinaram o Termo de Cooperação Técnica para a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo técnicos designados pela Seama, através do Iema e da AGERH, e técnicos designados pelo Sistema Findes, através do Conselho Temático de Meio Ambiente. O grupo estará voltado ao estudo e encaminhamento de temas relacionados às áreas ambiental e de recursos hídricos para empreendimentos de baixo impacto.
Ao final do evento, Roosevelt Fernandes, vice-presidente do Consuma e um dos idealizadores do Prêmio desde o seu início, em 1997, prestou homenagem ao Sr. Klepen Márcio de Carvalho, que recebeu uma placa também das mãos de Marcos Guerra e Diane Rangel com os dizeres: “Agradecimento pelo empenho e dedicação às atividades em prol do meio ambiente no Estado do Espírito Santo”. Por fim, a secretária de Estado de Meio Ambiente encerrou a solenidade destacando a parceria entre Estado, ONGs, sociedade civil e empresários.
“Esta parceria permite a construção de um futuro melhor, com a preservação de recursos hídricos e da natureza, qualidade do ar e sustentabilidade. Vocês buscam em suas empresas um futuro melhor para todos”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa AGERH
Bruno Costa - 27 3317-8452