28/01/2011 15h34 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Praias do Sul do Estado participam de campanha do Iema

A campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia”, promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), continua neste final de semana. As tendas serão instaladas na Praia de Castelhanos, em Anchieta, no sábado (29), e na Praia de Itaoca, em Itapemirim, no domingo (30). A entrada é gratuita e o funcionamento é sempre das 9 às 12 horas.

A Praia de Castelhanos recebe a ação pela primeira vez este ano. Uma tenda será montada no local, com atividades que irão abordar a temática ambiental. Já a Praia de Itaoca recebe a ação pela segunda vez. A campanha irá percorrer cinco balneários do Estado até o final de fevereiro, com atrações como peças de teatro, brincadeiras e distribuição de brindes.

Nesta sexta-feira (28), os personagens Tarta, Jacke, Gurú e Zé Mané, do grupo teatral “Amigos da Praia”, animaram a Praia do Morro, em Guarapari. A tenda foi montada próximo ao Morro da Pescaria e reuniu vários banhistas, principalmente crianças, que participaram de brincadeiras como a coleta de palitos de picolé e canudos para uma gincana. Na ocasião, dez pessoas foram escolhidas para uma vista ao Parque Municipal Morro da Pescaria na companhia de um monitor ambiental.

Simone Puntel, de Juiz de Fora, Minas Gerais, já trabalhou no SOS Amazônia e reconhece a importância de eventos como este. “Mesmo com campanhas educativas sobre a preservação do meio ambiente, ainda há pessoas que não têm consciência”, contou.

Além desta ação, outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada no Estado pelo órgão e a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).

O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Hotsite

A campanha de verão do Iema também ganhou o hotsite www.anossapraia.com.br, no qual é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação das praias e verificar a condição da qualidade das águas dos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 36362592/ 9977-1012
Texto: Adriano Lopes, com informações de Adriana Moreira Maciel.