02/08/2013 07h56 - Atualizado em 05/10/2016 17h28

População do Norte do Estado debate sobre resíduos sólidos

Dessa vez, é a população da região Norte do Estado que irá propor soluções para a questão dos resíduos sólidos. Será realizada, neste sábado (03), a quarta e última Conferência Regional de Meio Ambiente, que será realizada no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

O evento é aberto ao público, com credenciamento das 8 horas às 11 horas. A conferência é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com apoio da Prefeitura de São Mateus.

Participam representantes da sociedade civil organizada, do poder público e do setor empresarial de 17 municípios. As Conferências Regionais já foram realizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Vila Velha.

O objetivo é estimular o diálogo entre os segmentos sociais ligados ao assunto; a construção de planos e projetos municipais de resíduos sólidos; a criação de ações concretas para o fim dos lixões; a disseminação de informações técnico-científicas sobre resíduos; a elaboração de novas estratégias para mudar o padrão de consumo por meio da educação ambiental; entre outras iniciativas.

Os eventos regionais servem como preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 04 e 05 de setembro, na Grande Vitória, quando serão definidas as propostas do Espírito Santo e os delegados que participarão da Conferência Nacional de Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, de 24 a 27 de outubro, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil”.

O Ministério do Meio Ambiente já realizou três Conferências (2003, 2005 e 2008). Este é o quarto fórum sobre o meio ambiente e tem como desafio contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume