Governo do Estado do Espírito Santo
13/12/2007 07h15 - Atualizado em 05/10/2016 16h37

Plantio marca início de corredor ecológico em Cachoeiro de Itapemirim

No próximo sábado (15) será comemorado o início dos plantios do Projeto Corredores Ecológicos no Espírito Santo. O evento será realizado na sede da Reserva Cafundó, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, e terá início às 8h30.

A ação, que é resultado de um convênio entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Vale, foi possível graças à mobilização dos atores locais e a sensibilização de proprietários rurais, promovida pelo Projeto Corredores Ecológicos nas regiões.

Em Cachoeiro de Itapemirim, os plantios vão conectar a Floresta Nacional de Pacotuba à Reserva Particular do Cafundó, na área do Corredor Ecológico Burarama-Pacotuba-Cafundó. A ação visa a facilitar a passagem de animais e sementes, permitindo a troca genética entre as espécies, o que é indispensável para a manutenção da biodiversidade.

Também serão recuperados 100 hectares em propriedades rurais localizadas no entorno da Reserva Biológica Córrego do Veado, área de abrangência do Corredor Ecológico Córrego do Veado, no município de Pinheiros. As ações em Cachoeiro e em Pinheiros abrangem 150 hectares de Mata Atlântica nos dois municípios..

A recuperação envolve tanto plantios de mudas nativas quanto manejos em áreas florestais, para a retirada de cipós e lianas (tipo de trepadeira lenhosa) em excesso. O Projeto Corredores Ecológicos tem como meta recuperar, até 2010, 1.000 hectares de áreas de proteção permanente dos corredores e 500 hectares de sistemas agroflorestais.

Corredores Ecológicos

Corredores Ecológicos são áreas planejadas com o objetivo de conectar remanescentes florestais, proporcionar o deslocamento de animais entre fragmentos e a dispersão de sementes, aumentando a cobertura vegetal e possibilitando a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Eles podem unir unidades de conservação públicas, reservas particulares, áreas de preservação permanente e reservas legais protegidas.

O Projeto Corredores Ecológicos é uma parceria do Governo do Estado com o Ministério do Meio Ambiente e a sociedade civil, que teve início no Espírito Santo em 2003 e tem como objetivo reduzir a fragmentação das florestas e possibilitar a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri
Tels: (27) 3136-3491 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br

Projeto Corredores Ecológicos
Evie Negro
Tels: 3136-3476
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard