Neste sábado (26) será comemorado o início dos plantios do Projeto Corredores Ecológicos no Norte do Espírito Santo. O evento acontece às 9h30, na sede da Reserva Biológica Córrego do Veado, no município de Pinheiros.
Serão restaurados 100 hectares de floresta de tabuleiro em 19 propriedades rurais localizadas no entorno da Reserva Biológica Córrego do Veado, área de abrangência do Corredor Ecológico Córrego do Veado, que além do município de Pinheiros inclui o de Boa Esperança. A recuperação envolve tanto plantios de mudas nativas quanto manejos em áreas florestais em recuperação, para a retirada de cipós e lianas em excesso.
A ação visa aumentar a cobertura florestal nativa e formar corredores ecológicos de modo a possibilitar o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre os fragmentos de florestas que restaram na área. Além da conservação da biodiversidade o plantio de espécies nativas contribui, também, para a manutenção dos recursos hídricos na região, que é extremamente sensível à seca.
A restauração ambiental nessas áreas foi executada por meio de um convênio firmado entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com a empresa Vale e é resultado da mobilização dos atores locais e sensibilização proprietários rurais promovidos pelo Projeto Corredores Ecológicos.
O Projeto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente com o Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo interligar os fragmentos de Mata Atlântica de forma a garantir conservação da biodiversidade.
Plantio
Os plantios já se iniciaram também no Sul do Estado, onde irão conectar a Floresta Nacional de Pacotuba à Reserva Particular do Cafundó, na área do Corredor Ecológico Burarama-Pacotuba-Cafundó. O Projeto Corredores Ecológicos tem como meta recuperar, até 2010, 1.000 hectares de áreas de proteção.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri
Tels.: 3136 3444 / 9972 4492
e-mail: comunicação@seama.es.gov.br
Projeto Corredores Ecológicos
Tels: 3136-3475 / 3136-3476