Aproximadamente 56 mil mudas de espécies nativas serão plantadas em propriedades que fazem parte do Corredor Ecológico Córrego do Veado, no município de Boa Esperança. A ação é promovida pelo Projeto Corredores Ecológicos, por meio de um convênio entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Vale.
O início do plantio será marcado por uma solenidade, que terá início às 8h30, neste sábado (13), na sede da Fazenda Suíça, localizada no Córrego do Engano, em Boa Esperança. Ao todo, serão cerca de 30 dias de trabalho visando a restauração de mais de 50 hectares de floresta de tabuleiro.
De acordo com a coordenadora do Projeto Corredores Ecológicos, Gerusa Bueno Rocha, está é a terceira fase de plantio do Projeto. “Duas outras etapas já aconteceram em Pinheiros e Cachoeiro de Itapemirim, nos Corredores Ecológicos Córrego do Veado e Burarama-Pacotuba-Cafundó. Com mais este plantio, vamos alcançar 130 hectares de áreas plantadas com quase 150 mil mudas”.
Gerusa ainda lembra que, com o sucesso dos plantios, o Projeto está cada vez mais próximo de suas metas. “O objetivo é interligar os fragmentos de Mata Atlântica de forma a garantir a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Além disso, estamos conseguindo a sensibilização proprietários rurais, o que é essencial para a continuidade das ações”.
Projeto Corredores EcológicosO Projeto Corredores Ecológicos é desenvolvido por meio de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado. Visa a aumentar a cobertura florestal nativa e formar corredores ecológicos de modo a possibilitar o deslocamento de animais, e a dispersão de sementes entre os fragmentos de florestas que restaram na área.
Além da conservação da biodiversidade, o plantio de espécies nativas contribui também para a manutenção dos recursos hídricos da região, que é extremamente sensível à seca.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação - Projeto Corredores Ecológicos
Evie Negro - (27) 8144-9005
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Dani Klain – (27) 3136-3491/ 9972-4492
E-mail:
meioambiente.es@gmail.com