06/11/2009 16h48 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Plantio de 63 mil mudas da Mata Atlântica une proprietários rurais de São Mateus

Proprietários rurais receberam na manhã desta sexta-feira (06), os projetos executivos de recuperação florestal de 53 hectares de terras de 34 propriedades de São Mateus. Trata-se do início do ‘Extensão Ambiental’ no município, um projeto estadual coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Estiveram presentes na solenidade todos os 26 proprietários beneficiados, além da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, do coordenador do ‘Extensão Ambiental’, Marcos Sossai, e autoridades municipais, dentre as quais, o prefeito da cidade, Amadeu Boroto. Os projetos entregues garantem aos cadastrados um total de 63 mil mudas de espécies nativas e, ainda, orientação no plantio para promover a restauração de áreas de entorno de nascentes.

Durante o evento, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, lembrou a todos sobre a importância das ações de recuperação das matas para o meio ambiente, para a garantia do futuro da água no estado e também para as questões sócio-econômicas da região.

“Não é mais cabível reduzir a função ao Estado e simplificá-la em comando e controle, fiscalizar e multar. Proteger as florestas, as matas ciliares, e a água é uma questão de manutenção da qualidade de vida e de progresso econômico, pois ao adequar ambientalmente a propriedade há ganhos na produção. É esta consciência que faz com que hoje, no Espírito Santo, agricultura e meio ambiente sejam aliados”, declarou a secretária.

A pedagoga e proprietária rural, Wilma Oliveira Motta Taroco (43 anos), também é adepta dessa concepção. “Recebi este projeto com muita felicidade, primeiro, porque sou a favor da preservação ambiental, mas também porque sinto que já passou da hora de todos nós abraçarmos ações que garantam a água, que é a força da vida. Os rios que eu brincava na infância, aqui em São Mateus, estão desaparecendo, o momento de agir é agora enquanto há tempo e nos é dada esta oportunidade”, revela.

Outros municípios

De acordo com Marco Sossai, a meta é estender o ‘Extensão Ambiental’ para todo o Espírito Santo, como uma ferramenta estratégica para ajudar a proteger o futuro da água no estado. “A previsão é que no dia 20 de novembro seja iniciado o ‘Extensão Ambiental’ em Brejetuba, município onde está sendo concluída a primeira fase de cadastramento dos proprietários interessados”, pontua.

No município de Jaguaré, os mais de 100 proprietários rurais cadastrados no projeto já iniciaram o plantio e ainda em 2009, cerca de 300 mil mudas da Mata Atlântica deverão voltar a ocupar suas áreas nativas.

O Extensão Ambiental

O ‘Extensão Ambiental‘ conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e a cooperação técnica da mineradora Vale.

Os atores mais importantes deste processo são os produtores rurais e suas organizações, então, há todo um esforço do Estado para estimular entre eles a adequação ambiental e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein