08/07/2016 12h02 - Atualizado em 05/10/2016 17h40

Pedra do Elefante terá Plano de Educação Ambiental

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, em Nova Venécia, recebe, neste fim de semana, para uma oficina, o grupo que vai elaborar o Plano de Educação Ambiental do local.

O encontro começou nesta sexta-feira (08) e continua neste sábado (09). A unidade de conservação é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Participam da oficina agricultores, representantes de Instituições públicas e privadas, de escolas, de secretarias municipais e do Comitê Regional de Educação Ambiental. O objetivo é recolher informações e estabelecer parcerias para estimular a educação ambiental na região.

Nesta sexta (08), a oficina acontece no auditório do Sindicato Rural de Nova Venécia, até as 17h. Já neste sábado (09), o encontro será na Fazenda Santa Rita, em Nova Venécia, das 12 às 17 horas. É importante que a comunidade participe da atividade para contribuir com a construção do Plano.

APA Pedra do Elefante

Foi criada em 2001, por meio do decreto estadual nº 794-R. A Pedra do Elefante, afloramento rochoso que dá nome a Área de Proteção Ambiental, é o principal símbolo do município de Nova Venécia.

Este Patrimônio Geológico foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução 04/84.
A existência de uma árvore centenária, a gameleira, que possui aproximadamente cinco metros de diâmetro, atrai curiosos e fiéis, pois há uma lenda na região sobre a aparição de uma Santa, a Mãe Peregrina, no local.

A área oferece potencial para o geoturismo, o agroturismo, o ecoturismo e também para práticas esportivas de aventura, além de abrigar um precioso patrimônio histórico com casarões do século XIX.

Serviço
Oficinas de elaboração do Plano de Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante
- Sexta-feira (08), das 12h às 17h.
Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia (End.: R. Mateus Toscano, 114, Centro, Nova Venécia).
- Sábado (09), das 12h às 17h.
Local: Fazenda Santa Rita, em Nova Venécia (dentro da APA da Pedra do Elefante).

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Texto: Linda de Abreu