Nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08), quando são comemorados a Independência do Brasil e o aniversário de Vitória, respectivamente, as belezas naturais protegidas pelos Parques Estaduais estão entre as opções de lazer para as famílias. Além dos feriados, as unidades gerenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) estarão abertas até domingo (11).
Os Parques oferecem como opção passeios autoguiados (sem a necessidade de um monitor) e também trilhas monitoradas, bastando apenas fazer agendamento prévio. A atividade possibilita o conhecimento da flora e fauna destes locais, além dos visitantes receberem informações sobre a importância da preservação ambiental.
O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, tem a Trilha do Pescador e a Trilha do Buraco do Bicho, que possui este nome por conta de uma grande depressão onde podem ser visualizadas pegadas de animais. A unidade ainda possui as praias de Itaúnas e Riacho Doce, e como atração principal, suas dunas.
Em Guarapari, o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) é cercado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba. O percurso mais famoso é o da Trilha da Clusia, além disso, há ainda a Trilha da Restinga, a Lagoa de Caraís e praias paradisíacas.
No Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF), que também conta com passeios guiados, o frequentador encontrar ainda a possibilidade de se refrescar na queda d’água 144 metros de altura, que inclusive dá nome a unidade.
Já o relevo montanhoso é o grande atrativo do Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), em Castelo, que também estará aberto para visitação neste período.
- Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, encontra-se fechado para visitação em função do monitoramento que vem sendo realizado na região próxima ao seu território que foi atingida por um incêndio. A previsão é de que a unidade reabra na sexta-feira (09).
O fogo foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros na segunda-feira (05). O incêndio não atingiu os domínios da unidade, porém o atendimento ao público foi interrompido em função das equipes dos Parques Estaduais de Pedra Azul, Forno Grande e Mata das Flores estarem em alerta para evitarem o surgimento de novos focos, identificarem situações de risco e permanecerem de prontidão para o primeiro combate as chamas, caso seja necessário.
A equipe do Pepaz realiza um trabalho de conscientização com as comunidades do entorno da unidade durante o período de estiagem. Nesta semana, a abordagem será intensificada. Cabe ressaltar que, devido a pouca oferta de chuvas, a Trilha das Piscinas Naturais está interditada desde o mês de agosto por falta de água.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com