Com o período de férias escolares, muitas famílias começam a buscar lugares para aproveitar o descanso. Gerenciados pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), os Parques Estaduais estão entre as principais opções no Espírito Santo. Locais que oferecem, além de paisagens com cartões-postais do Estado, atividades como trilhas ecológicas e banhos de cachoeira.
No Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, os frequentadores podem curtir a beleza de seus mirantes, de onde avistam a formação rochosa que dá nome a unidade, um dos pontos mais famosos do Espírito Santo. As lendas e histórias da região são outro atrativo para os que pretendem curtir a Trilha do Cedro Sentado tendo um guarda-parque como guia.
Em Conceição da Barra, o Parque Estadual de Itaúnas (PEI) tem como atração principal as dunas e praias, que atraem turistas de todo o País. Também há a Trilha do Pescador, um caminho feito em uma área de restinga em regeneração. O destino desse passeio é o mar, onde há um local com os barcos utilizados pelos moradores da região.
Quem optar pelo interior pode visitar o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF), em Alegre. Há no local uma queda d’água de 144 metros de altura onde é possível nadar. A Trilha das Abelhas está entre as mais visitadas.
Já o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, tem a Lagoa de Caraís como destaque da unidade. Suas águas são avermelhadas e sua localização é próxima à praia. Outros atrativos são as Trilhas da Clusia e a da Restinga.
Créditos
Créditos
Créditos
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com