O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça comemora 25 anos nesta segunda-feira (24). Para comemorar este marco da preservação ambiental na área, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) organizou uma programação especial de aniversário.
De terça (25) à quinta-feira (27), será oferecida, à comunidade de Alegre, onde o Parque está localizado, uma oficina de artesanato em fibras naturais realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES).
Já no domingo (30), as atividades começam às 8 horas, com uma expedição ecológica na Pedra do Gorila para representantes de instituições locais, técnicos e secretários de Meio Ambiente da Região do Caparaó e pesquisadores. O objetivo é discutir a melhor forma de utilizar a nova trilha do Gorila.
Além disso, durante todo o dia haverá exposição de fotos inéditas do Parque, oficinas de artesanato com fibras vegetais, flores artesanais, papel reciclado e cestaria em jornal e recreação e educação ambiental para as crianças. Tudo isso, embalado, a partir das 13 horas, por modas de viola com músicos da região.
O Parque
Criado em 24 de agosto de 1984 como Reserva Florestal, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é formado por fragmentos florestais de mata ciliar, vegetação rupestre e cachoeira.
Com uma área de 162,5 ha localizada no município de Alegre, sua característica principal é a paisagem exuberante da própria cachoeira, além de cascatas, pedras e vegetação nativa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Daniela Klein
Texto: Anna Karla Lerbach
(27) 9844.4831 / 3136.3491
meioambiente.es@gmail.com