Governo do Estado do Espírito Santo
09/11/2011 14h24 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Parque de Itaúnas ganha festa de 20 anos nesta sexta-feira (11)

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), comemora 20 anos de criação neste mês. Para celebrar a data, o órgão preparou para este final de semana uma programação especial que conta com o lançamento de um livro e documentário com imagens inéditas da biodiversidade da unidade, descida de caiaque pelo rio, oficina de escultura de areia e show de música popular.

A solenidade oficial acontece nesta sexta-feira (11), a partir das 18h30, com a presença do diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, e dos diretores de Recursos Hídricos e Administrativo do órgão, respectivamente, Robson Monteiro dos Santos e Sérgio Poubel, além de autoridades políticas e pessoas que contribuíram ao longo dos anos com ações para a preservação ambiental da região.

Nesta noite também será lançado o livro “Últimos Refúgios - Itaúnas”, do fotógrafo Leonardo Merçon, com fotos que mostram a fauna e flora da região, e um documentário sobre o Parque e a região de seu entorno. Ambos os trabalhos fazem parte do projeto de nome homônimo, realizado em parceria com o Iema. A cerimônia será encerrada ao som da Fames Pop Band, da Faculdade de Música do Espírito Santo.

No sábado (12), ambientalistas, turistas, representantes de órgãos públicos, empresários e moradores da região participam da descida de caiaque pelo Rio Itaúnas até a foz. Os participantes se concentrarão na ponte a partir das 8 horas. No mesmo dia e também no domingo (13), haverá oficinas de escultura de areia com o artista Claudio Nogueirol e oficina de estandartes, que serão expostos em uma mostra no final da tarde.

Feriado

Os demais Parques gerenciados pelo Iema funcionarão normalmente, desta sexta-feira (11) até terça-feira (15), dia do feriado da Proclamação da República. Nos Parques Estaduais da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, e Cachoeira da Fumaça (PECF), os visitantes poderão curtir as trilhas e/ou banhos de cachoeira, em piscinas naturais ou em uma grande lagoa. Outra opção para quem curte aproveitar as folgas em contato com a natureza é o Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), em Castelo. Porém, é necessário agendamento prévio para realizar os passeios monitorados.

-Parque Estadual de Itaúnas
O Parque Estadual de Itaúnas foi criado pelo Decreto Estadual Nº. 4.967-E de 8 novembro de 1991. O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro - fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restingas, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do Rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação desses variados habitats aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. Há ainda a presença de 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância desta unidade. Em 1992, o Parque foi tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.
Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas.
Funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Informações: (27) 3762-5196 ou pei@iema.es.gov.br.

Programação 20 anos:
Sexta-feira (11
18h30 - Abertura oficial do evento, com lançamento do livro e do documentário Últimos Refúgios – Itaúnas. Homenagem às pessoas que participaram da história da unidade. Apresentação da Fames Pop Band.

Sábado (12)
8h30 - Descida ecológica de caiaque no Rio Itaúnas.
13h30 - Apresentação de teatro de rua, atração cultural, exibição do documentário Últimos Refúgios – Itaúnas, e apresentação da Fames Pop Band.

Domingo (13)
8h30 - Oficina de escultura na areia e de estandarte.
13h30 - Oficina de escultura na areia e de estandarte.
18h30 - Mostra com os estandartes produzidos na oficina.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2592/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard