Nesta quinta-feira (01) é comemorado o Dia do Turismo Ecológico. Entre as novidades para quem curte esta prática são os passeios realizados no Parque Estadual de Forno Grande. Localizada em Castelo, a unidade está funcionando, desde fevereiro, com suas trilhas reestruturadas, facilitando o acesso dos frequentadores.
A unidade é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Iema) que em outubro iniciou as obras de revitalização, com a construção de pontes, escadas e corrimões para as subidas das trilhas e um mirante ao final do trajeto, com vista para o Parque Estadual da Pedra Azul.
O turismo ecológico, ou ecoturismo, se caracteriza por promover o conhecimento das reservas naturais de uma forma sustentável, e assim, conscientizar ambientalmente os turistas.
No Parque de Forno Grande, os visitantes encontram um ambiente que apresenta características selvagens, pois é bem preservado. Além disso, os trajetos têm perfil robusto, com alguns trechos íngremes e obstáculos como troncos caídos.
São oferecidas três opções de trilhas: a da Santinha, do Mirante e dos Poços Amarelos. Entre as paisagens que podem ser apreciadas estão as piscinas naturais.
O Espírito Santo também conta com outras opções de passeios ecológicos nos Parques Estaduais da Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Paulo César Vinha, em Guarapari; de Itaúnas, em Conceição da Barra e de Pedra Azul, em Domingos Martins, todos eles com trilhas monitoradas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel
meioambiente.es@gmail.com