25/05/2010 07h52 - Atualizado em 05/10/2016 17h06

Parque de Forno Grande comemora Semana do Meio Ambiente e da Mata Atlântica com escolas de Castelo

O Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), localizado em Castelo, realiza sua primeira Semana da Mata Atlântica e do Meio Ambiente, que acontece junto à X Semana do Meio Ambiente do município. Os eventos têm início nesta terça-feira (25), nas escolas da região e na unidade, e prosseguem até sexta-feira (28).

O PEFG irá comemorar a data com atividades voltadas especialmente para a educação ambiental de alunos das escolas municipais do entorno da unidade. O objetivo é despertar nas crianças o interesse pelas comunidades onde vivem e pela proteção dos recursos naturais, contribuindo para o resgate, divulgação e valorização dos aspectos culturais e tradicionais da região.

A ideia é levar a escola até o Parque e vice-versa, já que a educação é a base para uma mudança de comportamento na sociedade, segundo o coordenador de Áreas Protegidas do Instituto Estadual e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e gestor do Parque, André Luiz Tebaldi.

“Buscamos um trabalho com as escolas visando, a médio e longo prazo, despertar nos jovens a importância da conservação dos recursos naturais protegidos pela unidade. O aluno consciente dá importância à preservação, contribui com a mudança de valores da família e das pessoas com que ele convive”, explicou Tebaldi.

Participarão das atividades exclusivas do parque os alunos e professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Guarino Casagrande e Braço do Sul. Além da exibição de um filme sobre o meio ambiente, haverá apresentações de teatro, passeios nas trilhas da unidade e atividades de pintura, montagem de painéis e criação de paródias.

Na ocasião, também será revelado o nome dos vencedores do Concurso de Frases e Poesias, promovido pelas escolas e que terminou nesta segunda-feira (24). O prêmio será um passeio ao Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins. A data ainda será definida pela organização do evento.

Semana do Meio Ambiente de Castelo

Como parte da programação do evento promovido pela Prefeitura de Castelo, 20 professores da rede municipal de ensino irão participar da Oficina de Produção de Brinquedos com Reaproveitamento de Materiais, que será ministrada pelo professor Rogério Dalmoch. O curso será realizado no Centro de Visitantes do PEFG.

Além disso, 23 alunos das escolas municipais Nestor Gomes, Felinto Martins, Madalena Pizza e Centro Unificado Constantino José Vieira, que estão envolvidas em atividades relacionadas ao meio ambiente, vão participar da Trilha Ecológica do Parque, acompanhados por dois técnicos, um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e outro da Secretaria Municipal de Educação.

Parque Estadual de Forno Grande

Criado em 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) em 1998, com o objetivo de conservar a fauna e flora local.

O relevo é montanhoso, com variação altimétrica de 1.200 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, que é uma das atrações mais famosas do município de Castelo, sendo o segundo local mais alto do Espírito Santo, ficando abaixo apenas do Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó.

A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção, como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Seu nome surgiu a partir da identificação que os imigrantes italianos fizeram entre o pico e uma representação em grande escala dos fornos de assar pães.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein