31/05/2011 07h16 - Atualizado em 05/10/2016 17h11

Oficinas discutem as potencialidades do litoral capixaba

Com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável do litoral capixaba, o Governo do Estado dá início a implementação do Plano de Gestão da Zona Costeira. Para debater o assunto com a população e levantar as potencialidades e fragilidades das diferentes regiões do Espírito Santo, será promovida uma série de três oficinas.

A primeira delas acontece nesta terça-feira (31), em Linhares. A segunda será realiza na quarta-feira (01), em Anchieta, e a última oficina acontece quinta-feira (02), em Vitória. Todas têm início às 8 horas.

Os eventos são promovidos pela Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e contam com a presença de gestores federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil organizada.

As discussões propostas durante as oficinas irão auxiliar a elaboração do Plano de Gestão da Zona Costeira, que objetiva minimizar os conflitos nas regiões litorâneas por meio do ordenamento do uso do solo, valorização dos potenciais da orla de acordo com as regiões do Estado e articulação entre as três esferas do poder público para gestão integrada destes territórios.

O documento é um dos instrumentos previsto pela Lei nº 5.816/98, que institui o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira