Mais 36 produtores rurais da bacia do rio Guandu passam a ser reconhecidos pelo Governo do Estado por preservarem florestas em áreas importantes para a questão da água. Na manhã desta sexta-feira (26), ocorreu a entrega dos cheques simbólicos do projeto ProdutorES de Água durante o II Dia de Campo sobre Práticas Sustentáveis, realizado na Escola Família Agrícola de Brejetuba.
O reconhecimento destes proprietários garante a preservação de mais de 240 hectares, um investimento de aproximadamente R$ 40 mil em Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), mecanismo de remuneração que utiliza recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundágua), provenientes de 3% dos royalties de petróleo e gás e compensação financeira do setor hidroelétrico.
O II Dia de Campo sobre Práticas Sustentáveis, promovido pela Prefeitura de Brejetuba com apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), contou com palestras sobre o valor econômico da floresta, cuidados com o manejo de agrotóxicos, destinação e tratamento de efluentes e conservação de estradas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3495/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com