27/04/2012 12h30 - Atualizado em 05/10/2016 17h17

Novos municípios irão receber ações do projeto Ecoar

Foi realizada nesta sexta-feira (27), em Cachoeiro de Itapemirim, uma cerimônia para assinatura do Termo de Compromisso entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e 21 prefeituras das regiões Sul e Caparaó do Estado para execução da terceira fase do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar).

Participaram da solenidade o secretario interino de Estado do Meio Ambiente e presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, o vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Pastor Brás, o prefeito de Castelo, Cleone Gomes do Nascimento, o prefeito de Muniz Freire Delson, além da analista em Responsabilidade Social da ArcelorMittal, Vera Lúcia Bernabé, e a diretora-presidente do Instituto Ecos, Entora Barboza.

“O meio ambiente não é responsabilidade apenas da secretaria. A instituição é indutora de políticas públicas, mas quem faz o meio ambiente é o cidadão, o indivíduo. O nosso foco é levar conhecimento, esclarecer muito mais do que punir. Temos que mostrar as regras do jogo, as leis, para disciplinar. O projeto Ecoar vem para formar gestores ambientais e, também, crianças, que irão construir o futuro com uma nova visão do mundo”, disse Aladim.

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado, e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

Também estiveram presentes na solenidade representantes das prefeituras de Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Muqui, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Iúna, Irupi e Ibatiba.

“Se estamos na terceira fase, é sinal de que a ação vem ocorrendo muito bem. Acho que o caminho é a coesão para continuarmos progredindo na questão do meio ambiente”, comentou Pastor Brás.

Vera Lúcia Barnabé também frisou que a educação ambiental é responsabilidade de toda a sociedade. “Com base na experiência que tivemos em 2011, quando apoiamos o projeto, podemos afirmar que este é um instrumento transformador, que estimula a conscientização”, afirmou.

Esta é a terceira fase do projeto Ecoar, que irá trabalhar com os municípios que pertencem ao Grupo Monumentos, constituído por quatro Ecoáreas. São eles: Iconha, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Alegre, Guaçuí, Divino São Lourenço, Jerônimo Monteiro, Ibitirama, além dos que participaram da solenidade desta sexta-feira (27).

O evento foi encerrado com a apresentação do projeto Ecoar pelo gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander de Castro Freitas, e pela coordenadora executiva do Ecoar pelo Instituto Ecos, Ingrid Tebaldi.

Já a primeira fase do projeto ocorreu em 2009 com o Grupo Corredores, em que mais de 25 municípios de cinco Ecoáreas foram capacitados. Em 2010 e 2011, foram capacitados 19 municípios do Grupo Unidades, também com cinco Ecoáreas.

Está prevista ainda uma quarta fase, que será desenvolvida com municípios da Região da Grande Vitória, com início previsto para 2014.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira