03/02/2011 10h38 - Atualizado em 05/10/2016 17h09

Novos balneários são incluídos na campanha de verão do Iema

Com o objetivo de orientar os banhistas sobre a importância da preservação das praias, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ampliou a campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia” para novos balneários. Nesta sexta-feira (04), a ação acontece em Carapebus, Serra.

Neste local, será armada uma tenda, na qual os banhistas poderão participar de gincanas e assistir a uma peça de teatro sobre a temática ambiental. Nesta sexta-feira (04), Praia da Costa, em Vila Velha, recebe a campanha pela segunda vez neste verão. Em ambos os balneários, a entrada é gratuita e o funcionamento é das 9 às 12 horas.

Além de Carapebus, Guriri, em São Mateus, e Manguinhos, em Serra, estão entre os novos pontos incluídos na campanha, que por meio de atividades lúdicas tem o objetivo de fazer com que o banhista reflita sobre seu comportamento.

Durante as brincadeiras, além de ganhar brindes, adultos e crianças aprendem dicas sobre como descartar o lixo corretamente, cuidados com os animais e preservação da vegetação de praia, a restinga.

Orla

Outra atividade de gerenciamento costeiro do Iema é o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla), uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenada em parceria com a Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Espírito Santo (GRPU).

O objetivo é estimular a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação dos Governos Federal e Estadual, prefeituras e da sociedade, compatibilizando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, e ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Hotsite

A campanha de verão do Iema também ganhou o hotsite www.anossapraia.com.br, no qual é possível acompanhar a programação das tendas, obter dicas para preservação das praias e verificar a condição da qualidade das águas nos 82 pontos monitorados pelo Iema por meio do Programa de Balneabilidade.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral