O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que a professora Lorena Arcari Franco Will, 25 anos, morreu nesta terça-feira (05), por volta das 12h30, vítima de afogamento na Lagoa de Caraís, localizada no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari.
A equipe do Parque se deslocou até o local imediatamente após ser acionada e os primeiros socorros foram aplicados após 10 minutos do chamado, já sem sucesso de reanimar a vítima. Este é o único afogamento registrado pelo Iema na Lagoa de Caraís desde a criação do PEPCV, em 1990.
Lorena fazia parte de um grupo de visitantes formado por professores, funcionários e alunos da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tancredo de Almeida Neves, do bairro São Pedro, em Vitória. Ela se afogou ao tentar tirar uma criança da Lagoa.
As 30 crianças e nove adultos da escola chegaram ao PEPCV por volta das 8h30, sem o acompanhamento de salva-vidas, diferente do procedimento adotado pelas demais instituições que visitam o Parque.
Os procedimentos de segurança adotados obrigatoriamente são: visitas serem guiadas por monitores ambientais; presença de placas de alerta sobre a conduta no parque; e recepção de todos os visitantes com apresentação de um vídeo institucional contendo informações sobre o parque e as normas de segurança.
O Iema lamenta o ocorrido e também como medida preventiva está analisando adotar como regra a exigência da presença de salva-vidas junto a grandes grupos escolares e de excursões que visitarem o Parque.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Amanda Amaral/ Daniela Klein
(27) 9972-1012 / 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com