Sobre o acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (22) na BR 262, na região de Biriricas, em Domingos Martins, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que a equipe de atendimento à acidentes está no local desde a quarta-feira e que a empresa Getel, responsável pelo transporte, foi notificada no mesmo dia do acidente a apresentar a licença ambiental, promover a destinação do produto adequada e elaborar um relatório completo sobre o acidente e o trabalho de contenção realizado.
Estavam sendo transportados aproximadamente 80 cilindros, com capacidade entre 68 e 50 quilos de cloro líquido, sendo que aproximadamente 20 foram danificados com o impacto da colisão entre os veículos envolvidos na ocorrência, liberando o produto altamente tóxico em forma gasosa. No entanto, não se sabe ainda o volume de gás que vazou, pois os cilindros precisam ser pesados. O Iema irá acompanhar nesta quinta-feira (23) à tarde a retirada do material e sua destinação. A inspeção será realizada no pátio da empresa, localizado no município da Serra.
O impacto foi atmosférico, sem grandes proporções no solo, água ou vegetação. O gás já se dispersou, e não há mais risco de intoxicação na área. A multa será calculada pelo Iema após a conclusão da fiscalização, levando em conta todos os impactos causados, inclusive à vida humana.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein (27) 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com