20/10/2009 18h55 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Municípios capixabas voltam a debater futuro da Bacia do Rio Doce

Nesta semana, os municípios de Colatina, São Gabriel da Palha e Afonso Cláudio voltam a sediar o debate sobre o futuro da qualidade e disponibilidade da água, quando ocorre a última fase de consultas públicas sobre a elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce).

Esta é a terceira série de reuniões públicas para o debate sobre o PIRH-Doce, ocasião na qual será apresentado o Programa de Ações de toda a bacia, assim como os Planos de Ações de Recursos Hídricos das bacias afluentes.

No Espírito Santo, as consultas começam nesta quarta-feira (21), em São Gabriel da Palha e também irão ocorrer em municípios de Minas Gerais. No dia 26, as reuniões acontecem em Afonso Cláudio e, por último, em Colatina, no dia 27deste mês, quando as consultas voltam para o território mineiro e se encerram, no dia 6 de novembro, em Governador Valadares.

O PIHR-Doce contemplará metas comuns de recuperação e preservação dos recursos hídricos e diretrizes para implementação de instrumentos de gestão na bacia.

As consultas são realizadas com o objetivo de dividir com a sociedade as perspectivas da região do Doce para os próximos 20 anos, baseadas no diagnóstico da bacia.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Fábio Ahnert, a participação da sociedade é fundamental, já que por meio dela será elaborado o Plano Integrado da bacia.

“Na reunião, a sociedade pode sugerir contribuições para a melhoria da qualidade ambiental na área, sendo que o Plano Integrado irá propor ações para a bacia do Doce como um todo e, também, ações específicas para cada região contemplada por ela”, afirmou.

A elaboração do plano é uma parceria do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio dos Comitês de Bacia Hidrográfica de Minas Gerais e Espírito Santo e do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Doce.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/Amanda Amaral