25/08/2009 08h53 - Atualizado em 05/10/2016 16h55

Municípios capixabas discutem futuro da Bacia do Rio Doce nesta semana

O futuro da qualidade e a disponibilidade da água estão em debate, nesta semana, nos municípios capixabas de Colatina, São Gabriel da Palha e Afonso Cláudio, ocasião em que as consultas públicas para a elaboração do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia (PIRH-Doce) irão discutir o prognóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Os encontros, que começaram no dia 17 deste mês, já contemplaram cinco municípios de Minas Gerais. O objetivo é dividir com a sociedade as perspectivas da região do Doce para os próximos 20 anos, baseadas no diagnóstico da bacia.

No Espírito Santo, as consultas começam no dia 25, em Colatina, passando por São Gabriel da Palha no dia 26 e, por último, em Afonso Claudio no dia 27, quando as consultas voltam para o território mineiro e se encerram, no dia 28, em Governador Valadares.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Fábio Ahnert, a participação da sociedade é fundamental já que é com este prognóstico que se formará o Plano Integrado da bacia. “Na reunião, será possível sugerir ações para a melhoria da qualidade ambiental da área e esclarecer dúvidas sobre o processo de elaboração do plano”, esclarece ele.

A partir desta etapa de discussões, acontecerá ainda no final de 2009, apresentações e debates sobre a versão consolidada do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce), com diretrizes, metas e programas de investimentos na região.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein