24/11/2011 14h52 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Mucurici recebe seminário regional do Projeto Ecoar

Para apresentar as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no projeto Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), será realizado nesta sexta-feira (25), no município de Mucurici, o seminário regional da Ecoárea Cricaré-Cotaxé. O evento é organizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A Ecoárea Cricaré-Cotaxé, além de Mucurici, abrange também Água Doce do Norte, Barra de São Francisco e Mantenópolis. A expectativa é de que aproximadamente 60 pessoas compareçam, entre gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação e professores de 14 escolas dos municípios da região.

No evento, será ministrada a palestra “Políticas públicas e ações sustentáveis no Espírito Santo” e haverá a execução de atividades culturais como danças e teatro - todas realizadas pelos alunos das instituições de ensino que compõem a Ecoárea Cricaré-Cotaxé.

O objetivo é apresentar os resultados obtidos com os workshops realizados desde o mês de agosto em todas as Ecoáreas do Grupo Unidades - que representa a segunda fase do projeto e está sendo executada pelo Instituto Ecos com patrocínio da Arcelor Mittal.

São elas: Jequitibá Rosa, Pontões Capixabas, Parque de Itaúnas e Pedra Azul, onde foi realizado o primeiro seminário regional de 2011, em Venda Nova do Imigrante.

Projeto Ecoar

O projeto do Iema incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCs (Unidades de Conservação), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de unidades, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Além da Cricaré-Cotaxé, compõem o Grupo Unidades as Ecoáreas: Parque de Itaúnas, Jequitibá Rosa, Pedra Azul e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente, em Conceição da Barra, João Neiva, Marechal Floriano e Pancas.

Em 2009, houve a primeira fase do Projeto, com a participação de 25 municípios compondo o Grupo Corredores (Ecoárea Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante, e Complexo Centro Norte Serrano).

Está previsto para dezembro de 2011 um seminário estadual de Educação Ambiental que envolverá os participantes da primeira e segunda fase do Ecoar. Já a terceira fase tem previsão de início no primeiro semestre de 2012.

Serviço:

Sexta-feira (25)
Seminário Regional Ecoárea Cricaré-Cotaxé
Local: Clube recreativo de Mucurici.
Programação:
9 horas – Recepção, credenciamento e coffee break.
9h30min – Abertura com apresentação cultural de Mantenópolis.
10 horas – Palestra “Políticas públicas e ações sustentáveis no Espírito Santo”, com analista ambiental do Iema, Américo Augusto Duboc Farjardo.
10h50min – Apresentação cultural, socialização do projeto e ações das escolas de Mantenópolis.
11h40min – Apresentação cultural, socialização do projeto e ações das escolas de Água Doce do Norte.
12h30min – Almoço.
14 horas – Mostra dos Projetos e ações escolares.
14h30min – Apresentação cultural, socialização dos projetos e ações das escolas de Barra de São Francisco.
15h30min – Apresentação cultural, socialização dos projetos e ações das escolas de Barra de Mucurici.
16h30min – Coffee break.
17 horas – Encerramento.