15/08/2011 15h20 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

João Neiva é sede do curso de Educação Ambiental do Iema

Nesta segunda-feira (15), teve início em João Neiva a segunda etapa do projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), desenvolvido pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O curso está sendo realizado na Câmara de Vereadores do município. Participam ao todo 60 pessoas da Ecoárea Jequitibá Rosa, que inclui também Aracruz e Ibiraçu, além de representantes de Anchieta, que estarão participando deste evento.

O objetivo é contribuir para a melhoria ambiental das regiões contempladas pelo projeto Ecoar e com o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de três escolas da área de abrangência da Ecoárea Jequitibá Rosa.

Também estão sendo capacitadas as equipes das Unidades de Conservação (UC) Reserva Biológica de Duas Bocas e do Parque Estadual Paulo César Vinha e representantes do Pólo de Educação Ambiental “Mosteiro Zen Budista Morro da Vagem”.

Durantes os cinco dias de evento, serão abordados temas sobre meio ambiente, mudanças climáticas, políticas públicas, desenvolvimento sustentável/sustentabilidade, UCs, entre outros conteúdos, assim como danças circulares, oficina de arteterapia e trilha monitorada.

O curso incentiva a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de UCS e a participação em Comitês de Bacia, Conselhos de UCs, redes de educação ambiental e demais coletivos ambientais.

A parte prática inicia-se na sexta-feira (19) e consiste na elaboração e execução de projetos de educação ambiental pelas escolas com intervenção na comunidade.

Projeto Ecoar

Esta é a segunda fase do projeto, representada pelo grupo Unidades e executada pelo Instituto Ecos, com patrocínio da Arcelor Mittal. Além da Jequitibá Rosa, compõem o Grupo Unidades as Ecoáreas: Cricaré-Cotaxé, Pedra Azul, Parque de Itaúnas e Pontões Capixabas com sedes, respectivamente, em Barra de São Francisco, Domingos Martins, Conceição da Barra e Pancas.

Estão previstas várias ações além de um seminário regional para cada Ecoárea e um Seminário Estadual de Educação Ambiental que envolverá todos participantes.

A terceira fase do projeto será realizada com o grupo Grande Vitória/Sul/Caparaó e tem previsão de início ainda em 2011.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral