31/05/2012 12h14 - Atualizado em 05/10/2016 17h24

Íuna recebe reunião de apresentação do Projeto Ecoar

Acontece, nesta segunda-feira (04), a reunião de apresentação do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), para a Ecoárea Caparaó das Águas, composta pelos municípios de Iúna, Irupi, Ibitirama, Ibatiba e Muniz Freire. O evento será realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no Pólo Municipal de Educação Aberta e à Distância de Iúna.

Estes municípios integram o Grupo Monumentos, que faz parte da terceira fase do projeto Ecoar. Participam da reunião os docentes da rede municipal de ensino, que na ocasião serão apresentados ao coordenador da Ecoárea e aos membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente.

Além disso, eles receberão informações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelo projeto, o cronograma e as instruções necessárias para a realização da fase presencial.

Projeto Ecoar

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

O objetivo é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Até o momento, o Ecoar contemplou 44 municípios. Também foram promovidos cursos, workshops e seminários com a participação de 90 escolas municipais, envolvendo 18.198 alunos. Em 2012, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos.
O Grupo Corredores recebeu a capacitação durante a primeira fase do projeto, em 2009 e 2010. Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar com o Grupo Unidades. A previsão é que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

Serviço:
Reunião de apresentação do Projeto Ecoar

Data: Segunda-feira (04)
Horário: Das 13 às 18 horas.
Local: Pólo Municipal de Educação Aberta e à Distância de Iúna, situado no Parque de Exposição Cassiano Júnior, Av. Amintas Osório de Mattos, 1459, Bairro Niterói, Iúna.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral