Os interessados em contribuir com o desenvolvimento da gestão das águas da bacia do rio Benevente podem se inscrever, até a próxima sexta-feira (27), para participar da eleição de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH).
Para participar é necessário se enquadrar nas seguintes categorias: usuário de recursos hídricos, representante de órgãos gestores ou de organizações civis, de técnica ou de ensino e pesquisa com interesse na área.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é um dos candidatos, para participar ativamente na gestão das águas do rio Benevente.
“A essência da política é que seja democrática e participativa. Por isso, se faz necessária a renovação periódica por meio do processo eleitoral”, disse o gerente de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro, atual representante do Instituto no Comitê.
As inscrições para a habilitação podem ser feitas na sede da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), em Guarapari, e nas sedes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em Alfredo Chaves.
As inscrições também estão sendo feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta, e no município de Piúma, no Instituto Água e no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
De acordo com a agenda do processo de eleição, a lista final de habilitados para participar do processo será divulgada no dia 8 de dezembro. A eleição dos membros será no dia 10 do mesmo mês, no Centro de Formação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), em Piúma. E, no dia 16 de dezembro, haverá a posse da nova diretoria.
Comitê da Bacia do Rio Benevente
O Comitê da Bacia do Rio Benevente é composto por 36 membros entre titulares e suplentes, que constituem um fórum de decisões políticas relacionadas aos recursos hídricos da bacia. É formado por representantes de usuários e entidades da sociedade civil com atuação na bacia, do poder público do Estado e dos municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Guarapari, Iconha e Piúma.
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27) 3136-3491 / 9977-1012
Texto: Anna Karla Lerbach
meioambiente.es@gmail.com