12/11/2012 12h03 - Atualizado em 05/10/2016 17h19

Iema reúne 70 municípios em Seminário de Educação Ambiental nesta terça (13)

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará nesta terça (13) o III Seminário Estadual de Educação Ambiental do Projeto Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade (Ecoar). O evento, que será no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 8 horas, reunirá aproximadamente 70 municípios do Espírito Santo e terá palestra com representante do Ministério do Meio Ambiente, show com a contadora de histórias, cantora e compositora Bia Bedran, e apresentação de resultados do Projeto Ecoar.

Estarão presentes a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Patrícia Salomão, o diretor presidente do Iema, Claudio Denicoli, o Gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander Freitas, a Coordenadora de Educação Ambiental em Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, Andrea Costa, membros de secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Agricultura e Educação, além de docentes das escolas localizadas nos 64 municípios contemplados pelo projeto, além de representantes das prefeituras dos municípios da Grande Vitória.

O Projeto Ecoar já atingiu 64 dos 78 municípios, 250 técnicos de secretarias municipais, mais de 570 docentes e mais de 190 escolas do Espírito Santo. O objetivo é a descentralização da educação ambiental no Estado, promovendo assim uma maior articulação entre as prefeituras e a integração de suas Secretarias, Escolas e comunidades. Isso é feito por meio da capacitação dos professores das Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo, junto aos gestores dos municípios.

O projeto leva a Educação Ambiental aos ambientes mais vulneráveis e àqueles mais afetados pelos impactos causados pelas ações do homem, além de contribuir com a melhoria da qualidade ambiental no Estado.

Show de Bia Bedran e apresentação de Coral Infantil

O III Seminário Estadual do Projeto Ecoar contará com apresentação da cantora, compositora, contadora de histórias e escritora Bia Bedran, Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora da UERJ, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora. Ela também foi integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 a 1980 e do grupo musical ‘Bloco da Palhoça’, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro.

Também haverá apresentação do coral infantil Canarinhos do Caparaó, formado por 30 crianças do município de Irupi.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Imprensa: Isabela Nucci