28/12/2012 09h39 - Atualizado em 05/10/2016 17h26

Iema repassará mais de R$2 milhões para implantação de Unidade de Conservação em Alfredo Chaves

O Estado do Espírito Santo está sendo beneficiado com a criação de uma nova Unidade de Conservação com 530 hectares de área, vegetação de Mata Atlântica e cachoeiras, localizada na bacia hidrográfica do Rio Benevente. O Parque Natural Municipal Cachoeira de Iracema, localizado na região de Itacurubi, zona rural de Alfredo Chaves, foi criado pelo município e fortalecerá o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Siseuc).

Para a implantação da unidade, criada por meio de publicação de decreto municipal, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) repassará à Prefeitura de Alfredo Chaves, no primeiro semestre de 2013, R$2.396.000,00. Os recursos são decorrentes de Compensação Ambiental dos processos de licenciamento da 4ª Usina da Samarco e da Pequena Central Hidrelétrica São Joaquim.

O Parque Municipal Cachoeira de Iracema fica em uma área que dista, em linha reta, 15 km do Parque Estadual de Pedra Azul e apresenta significativo potencial para o desenvolvimento do ecoturismo e da educação ambiental. Sua área inclui as cachoeiras Iracema, Iraceminha, um expressivo remanescente florestal e é classificada como de extrema prioridade de conservação.

Além do repasse de recursos provenientes de condicionantes ambientais de projetos licenciados pelo Iema, que já previam investimentos para conservação na região de Itacurubi, a concepção do novo parque municipal teve participação direta do órgão, por meio da Coordenação de Áreas Protegidas e Compensação Ambiental da Gerência de Recursos Naturais e da Geomática, que elaboraram a minuta do decreto, o parecer técnico que justifica sua criação e realizaram visitas de campo para delimitar a área.

Os próximos passos para a implantação da unidade serão a nomeação de um gestor específico para o parque, a regularização fundiária da área, a elaboração do plano de manejo e implantação da infraestrutura necessária à gestão.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci