Durante a abertura oficial da Cachoeiro Stone Fair 2011 – Feira de Mármore e de Granito, realizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) reafirmaram a parceria entre os órgãos.
O governador Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira participaram da solenidade, que ocorreu na tarde desta terça-feira (23) e contou também com as presenças do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Ruy Valim Carnelli, do diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira e do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Sérgio Dâmaso.
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica renovou a parceria que ocorre desde 2007 entre o Iema e o DNPM por meio da troca de informações entre os órgãos, disponibilização de dados técnicos e realização de vistorias em conjunto, entre outras ações. A medida visa à desburocratização dos processos de licenciamento do setor de rochas ornamentais, além dos setores de argila, brita e areia.
O governador Renato Casagrande destacou que o setor de rochas é responsável pela interiorizacão do desenvolvimento, uma das prioridades de Governo. “É uma cadeia produtiva que gera oportunidades, tanto para os negócios quanto para a população capixaba, o que também vai ao encontro de outra de nossas prioridades, que é a melhoria da qualidade de vida dos capixabas. E basta observar o sucesso da Feira, que chega à sua 32ª edição, maior, mais forte e com presença maciça de expositores", destacou o governador.
Para o representante do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, o segmento tem colaborado para a geração de emprego e renda, reforçando o desenvolvimento regional e mostrando que a mineração pode evoluir de forma sustentável. “As feiras de rochas do Espírito Santo, tanto em Vitória como em Cachoeiro, agregam valor para todo o setor de rochas brasileiro, e isso é fundamental”.
Também estiveram presentes o secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), Pedro Rigo; o presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Bruno Negris; o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra; o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione; entre outras autoridades.
O setor de rochas no ES
Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentas são realizados no Espírito Santo. O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando grande potencial geológico, desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas, tecnologias de extração e beneficiamento.
Graças a esses investimentos, o setor de rochas ornamentais gera emprego e renda para 130 mil capixabas (20 mil postos diretos de trabalho e 110 mil indiretos). O Espírito Santo possui cerca de 900 teares em operação, o que representa em torno de 57% dos teares instalados no Brasil.
Stone Fair
A Cachoeiro Stone Fair, que vai até esta sexta-feira (26), é um dos principais eventos do setor para quem busca novas tecnologias, soluções e oportunidades para o mercado de rochas ornamentais. Ao todo, a Feira tem 32 mil metros quadrados de área onde 220 expositores de 12 estados brasileiros apresentam as principais novidades em rochas ornamentais.
A previsão é que o evento atraia um público de mais de 24 mil visitantes, interessados em ver de perto as empresas dedicadas à extração, beneficiamento e comercialização de pedras na cidade, considerada a capital do mármore no Brasil.
Por ano são extraídos mais de 800 mil metros cúbicos de rochas no Estado, onde o segmento é formado por dois núcleos centrais onde estão localizadas a maioria das empresas extratoras e beneficiadoras de mármore e granito. O primeiro núcleo se localiza em torno do Polo Cachoeiro, no Sul, e o segundo é localizado na região Noroeste, em torno dos municípios de Nova Venécia e Barra de São Francisco.
Participação
O Governo do Estado está presente na Feira com um estande no Pavilhão 3, em uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), onde serão apresentadas linhas de crédito para investidores e as potencialidades do Estado.
Serviço
Cachoeiro Stone Fair 2011
23 a 26 de agosto de 2011
13h às 20h (acesso até as 19h)
Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa
Rodovia Cachoeiro x Muqui, KM 01 – Aeroporto, Cachoeiro de Itapemirim-ES
Informações à imprensa:
Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
Assessoria de Comunicação/Sedes
Vagner Bissoli
(27) 3636-9708 / 9942-1137
vagnerbissoli@sedes.es.gov.br
Fabíola Zardini
(27) 3636-9707 / 9942-9537
fabiola.zardini@sedes.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
27-3331-4352 / 27-8157-8380
barbarabonato@bandes.com.br
Luciana Nascimento
27-3331-4322
luciananascimento@bandes.com.br
Assessor de Comunicação do Governo do Estado
Rodolfo Harckbart
(27) 9945-7534
rodolfo.leal@seg.es.gov.br