12/08/2014 07h28 - Atualizado em 05/10/2016 17h33

Iema promove curso de Capacitação para Gestão Municipal de Resíduos

Devido às demandas impostas aos municípios para atenderem as políticas estadual (Lei nº 9.264/2009) e nacional (Lei nº 12.305/2010) de Resíduos Sólidos, a Gerência de Qualidade Ambiental (GQA) do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) criou o curso de Capacitação para Gestão Municipal de Resíduos (CGM-Resíduos). A formação terá início nesta terça-feira (12) e contará com a participação dos 78 municípios do Estado.

Os municípios serão divididos em seis grupos. O primeiro deles, com 13 municípios, realizará o curso nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13) na sede do município de Guaçuí, na região do Caparaó. A capacitação possui carga horária de 16 horas e será dividida em quatro módulos: I) Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos; II) Educação Ambiental e Coleta Seletiva; III) Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e IV) Áreas degradadas/contaminadas (lixões).

O curso será ministrado por técnicos do Iema da Gerência de Qualidade Ambiental, por meio da Coordenação de Resíduos Sólidos, da Gerência de Socioeconomia e Educação Ambiental (GSEA) e também por técnicos da Seama do Núcleo de Gerenciamento do Programa Estadual de Gestão Ambiental Municipal. A proposta da capacitação é de que os envolvidos diretamente no gerenciamento do lixo gerado em todos os municípios capixabas sejam auxiliados na construção de ações em prol do cumprimento da legislação ambiental e no aprimoramento do conhecimento dos que atuam nesta área.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592