22/06/2016 14h24 - Atualizado em 05/10/2016 17h39

Iema prioriza ações para combate a incêndios nos Parques

Como forma preventiva para o período mais crítico da estiagem, o monitoramento, a fiscalização e o combate a incêndios florestais agora estão sendo priorizados nas Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Para isso, a equipe do Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) realizou capacitações com os servidores do Instituto, comprou equipamentos e estabeleceu procedimentos para alertas e relatórios após os episódios.

Por meio do Prevines foi possível observar que a maior parte dos incêndios nas UCs gerenciadas pelo Iema ocorre entre os meses de agosto e outubro, sendo que a maioria está associada ao uso do fogo para queima de lixo e limpeza de terrenos.

Um levantamento feito pelo programa identificou que em 2014 foram 37 ocorrências nas unidades. Em 2015, foram 40. A maior parte dos incêndios é descoberta durante a ronda dos gestores das unidades ou por meio de denúncias da população que mora próximo à região. Por isso, são importantes também as ações de educação ambiental realizadas pelos Parques ao longo do ano, principalmente com alunos de escolas vizinhas.

Por meio do Prevines, criou-se um modelo de acionamento padrão entre as UCs visando a uma resposta rápida ao atendimento e também um modelo padrão de Relatório de Ocorrência de Incêndios Florestais (ROIF). Estes documentos possuem informações sobre a duração do incidente, área atingida, tipo de vegetação, custos empenhados, tempo de resposta, etc. O registro sistematizado permite uma análise ampla sobre esses desastres, a fim de viabilizar a definição de estratégias futuras de prevenção e combate.

O programa também realizou capacitações em 2015 para 24 servidores públicos do Iema, que atuam diretamente nas ações de manejo e proteção das UCs, e adquiriu novos equipamentos tais como mochila costal, moto bomba, esguichadores, mangueira, entre outros.

O Iema é o órgão ambiental responsável pela gestão de 17 UCs do Espírito Santo. Seis delas são Parques Estaduais, ou seja, a categoria é de proteção integral. São eles: Parque Estadual da Pedra Azul, Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Parque Estadual Forno Grande, Parque Estadual de Mata das Flores, Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e Parque Estadual de Itaúnas.

Prevines

O Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) no biênio 2014/2015 tem as Unidades de Conservação (UC’s) do Estado e seus entornos como áreas prioritárias para suas ações. O Prevines é responsável por executar ações planejadas e permanentes de monitoramento, prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais. Estas iniciativas são priorizadas no período crítico de ocorrência desses desastres.

A coordenação geral do programa é do Iema e também o integram o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, a Defesa Civil do Espírito Santo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Casa Civil e a Política Militar.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral (27) 9-9977- 1012