02/06/2014 08h02 - Atualizado em 05/10/2016 17h32

Iema participa em Itapemirim de abertura do Circuito de Monitoramento Ambiental

Gestores de unidades de conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participaram do plantio de aproximadamente 50 mudas de espécies frutíferas no topo do Monte Aghá, em Itapemirim. A ação foi promovida pela Prefeitura no sábado (24) e deu início ao Circuito de Monitoramento Ambiental no município. Cerca de 60 pessoas participaram do evento entre funcionários da municipalidade, estudantes e membros da comunidade.

“Esta ação é importante para acelerar a recuperação da área atingida pelo incêndio que ocorreu recentemente no Monte Aghá, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guannandy, também gerenciada pelo Iema”, considera o agente do Iema e gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’Ostra, Georges Mitrogiannis Costa. Ele participou da expedição ao Monte Aghá acompanhado do agente do instituto e gestor do Monumento Natural do Frade e da Freira e do Monumento Natural Serra das Torres, Luciano Bravim.

O Iema forneceu placas para serem instaladas no entorno da APA de Guannandy, que servem para identificar e controlar as atividades no local de modo a minimizar os impactos ambientais. “Além disso, elas contribuem com a educação ambiental de moradores e turistas que visitam a área”, considerou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Leal.

Preservação

O circuito foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim (Semma). A ideia surgiu após os bons resultados do plantio de mudas no Monte Aghá, realizado em abril, e das doações no Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo foi o de despertar a atenção da comunidade e dos alunos do município para a importância da preservação do meio ambiente com monitoramento ambiental.

Segundo o diretor de Licenciamento e Controle Ambiental, Kaio Bizoni, para o ano que vem a Semma planeja incluir mais três áreas no Circuito de Monitoramento Ambiental: o Monumento Natural do Frade e a Freira, Ilha dos Franceses e Rio Itapemirim. O objetivo será o de realizar a coleta de resíduos sólidos, bem como desenvolver a educação ambiental com os alunos da região.

Diretores, coordenadores e professores da região interessados em participar, devem selecionar grupos de até 45 alunos para os circuitos. Os contatos podem ser feitos diretamente na Secretaria de Meio Ambiente por telefone (28) 3529-6419 ou pelos e-mails licenciamento.itapemirim@gmail.com, kaio.bizoni@itapemirim.es.gov.br, tiago.leal@itapemirim.es.gov.br e jean.roza@itapemirim.es.gov.br.

Outras atividades estão programadas pela secretaria até o final deste ano. Para 2014, três etapas do circuito estão confirmadas.

Confira abaixo a data, local e o objetivo da expedição:

Data: 19 de julho - Local: Margem da Rod. ES-490 (Trecho da Mata do Ouvidor – “Matinha”)

Objetivo: coleta de resíduos sólidos, conscientização e informações sobre o alto índice de atropelamento de animais silvestres na região.

Data: 04 de outubro - Local: margem da Lagoa Guannandy

Objetivo: plantio de mudas, conscientização dos moradores do entorno e coleta de resíduos sólidos.

Data: 13 de dezembro - Local: Praia de Itaoca/Itaipava

Objetivo: coleta de resíduos sólidos, divulgação quantitativa do coletado nas praias para sensibilização dos turistas e palestra sobre a importância das restingas.

Monte Aghá

O Monte Aghá é localizado entre os municípios de Itapemirim e Piúma, no litoral Sul do Estado do Espírito Santo. Possui cerca de 340 metros de altitude, sendo usado como marco para navegação em todo o litoral Sul do Estado; já que é possível avistá-lo a vários quilômetros de distância, para realização de escaladas, trekking e para a prática de voos livres. Em seus pés também estão localizadas duas praias: Itaipava e Piúma. Seu nome, na língua dos índios Puris, significa “lugar de se ver Deus”. Para quem o vê a partir de Itapemirim, sua figura é a de um elefante deitado.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592