Neste domingo (14), cerca de 400 voluntários se unem para promover um Dia de Limpeza do Manguezal, em Guarapari. O objetivo do evento é coletar os resíduos que poluem os manguezais do estuário da Baía de Guarapari. O evento é promovido pela Sociedade Gaya Religare, Associação de Moradores de Jabaraí e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que realiza estes trabalhos de limpeza todos os anos.
O mutirão de limpeza deste domingo acontece simultaneamente em três regiões:
- Manguezal de Concha D’Ostra com saída às 9 horas da pracinha do ponto de ônibus na descida da ponte no Centro, na Escuna Guarapari do Edizio, e retorno às 13horas.
- Manguezal de Jabaraí com saída às 8h30 na ponte da entrada do bairro de Jabaraí.
- Manguezal de Perocão com saída da ponte do rio Perocão às 9 horas.
O manguezal é um ecossistema muito importante para o equilíbrio ecológico e funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. Algumas das principais agressões aos manguezais são: a disposição de lixo, queimadas, desmatamentos, lançamento de efluentes, construções irregulares e pesca predatória.
O Manguezal de Concha D’Ostra foi transformado em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) em 2007, sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) por ser uma importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes, e ao mesmo tempo para garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente.
Os interessados em participar do Dia de Limpeza não precisam confirmar a presença, basta comparecer aos locais de saída.
Informações à Imprensa:
Serviço:
Para obter mais informações sobre o evento:
Sociedade Gaya Religare
(27)9312-2215
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri
(27) 3136-3491 /9972-4492
comunicacao@seama.es.gov.br
Texto: Luana Rebouças