Governo do Estado do Espírito Santo
10/11/2009 16h41 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Iema participa de discussão sobre políticas públicas para áreas de produção de água na Feira do Verde

Como parte da programação da XX Feira do Verde, que acontece até o dia 15 de novembro, em Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participa, nesta quarta-feira (11), da mesa redonda “Políticas Públicas para as Áreas de Produção de Águas”.

O evento acontece no auditório Santa Maria da Vitória, instalado na Praça do Papa. A mesa redonda tem início às 9 horas e conta com a participação do diretor de Recursos Hídricos do Iema, Fábio Ahnert, e do gerente de Recursos Naturais do Instituto, Marcos Sossai.

Fábio Ahnert irá falar sobre a aplicação do Pagamento por Serviços Ambientais no Estado, mecanismo de incentivo que viabiliza o projeto ProdutorES de Água, executado pelo Iema com vários parceiros. “Iremos demonstrar resultados apresentados na bacia do Rio Beneventes, fase piloto do ProdutorES de Água, e em que estágio está o projeto nas bacias de São José e Guandu, sub-bacias do Rio Doce”, disse.

Para falar da relação entre a cobertura florestal e a vegetal e água, Marcos Sossai irá apresentar o tema “Florestas e Unidades de Conservação e a Proteção dos Mananciais”.

“É importante destacar a cobertura florestal como fornecedora de serviços ambientais estratégicos para a proteção do solo, contribuindo para manter a chuva no sistema, evitando que enxurradas sedimentem os rios, e para regular as funções hídricas”, disse Marcos Sossai.

O projeto Florestas para a Vida, que também utiliza o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais, será destacado durante a apresentação. O projeto está em fase final de definição dos critérios de seleção das propriedades, segundo Sossai.

O debate também contará com a presença da presidente do Conselho do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, Elizete Siqueira, que irá falar sobre as áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica, além de Geruzza Ferrari, que irá apresentar as experiências do projeto Nascentes de Vitória, representando a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semman).

Programação:

8h30 – Credenciamento

9 horas – Início da mesa redonda “Políticas Públicas para as Áreas de Produção de Água”
Coordenador: subsecretária de Meio Ambiente de Vitória, Cidinéia Fontana.
Debatedor: secretário de Meio Ambiente de Vitória, Roberto Valentim.

9h30 – “Florestas e Unidades de Conservação e a Proteção dos Mananciais”, Marcos Franklin Sossai, gerente de Recursos Naturais do Iema.

10 horas – “Pagamento de Serviços Ambientais: Experiência no ES”, Fábio Ahnert, diretor de Recursos Hídricos do Iema.

10h30 – “Áreas Prioritárias para Conservação da Mata Altântica no ES”, Elizete Siqueira, presidente do Conselho do Ipema.

11h30 – “Projeto Nascentes de Vitória”, Geruza Ferrari, da Semmam.

12 horas – Palavra do debatedor.

1h15 – Debate

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9972-4492 / 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard