22/06/2016 14h24 - Atualizado em 05/10/2016 17h39

Iema organiza curso de Interpretação Ambiental na Rebio de Duas Bocas

A Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas, em Cariacica, está sediando uma formação de Interpretação Ambiental em Ambientes Naturais. O objetivo é possibilitar uma maior integração da comunidade do entorno com esta Unidade de Conservação. A capacitação, organizada pelas gerências de Educação Ambiental e de Recursos Naturais do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), faz parte de uma das condicionantes exigidas à Termelétrica Viana S/A (Tevisa) para seu licenciamento ambiental.

Além de estar localizada na área de atuação da termelétrica, a Rebio foi escolhida para sediar a formação para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer o local e identificar a importância da Unidade de Conservação (UC) para a região. Com isso, espera-se que os moradores se envolvam nas ações de conservação da Reserva, desenvolvendo a responsabilidade como habitantes de seu entorno e possibilitando a atuação da consciência ambiental nas próprias comunidades.

Com oficinas ministradas por turismólogos, biólogos e profissionais de astronomia e segurança, sob a coordenação do biólogo Lauro Narciso, o primeiro módulo do curso aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio. Na programação, houve trilha até a represa antiga, oficinas de astronomia, de interpretação ambiental e de segurança em trilhas.

As aulas foram oferecidas para os moradores do entorno da Rebio e do Monumento Natural de Serra das Torres, servidoras da Prefeitura de Viana e um voluntário do Coletivo Formate, além de alunos e professores da Escola do Campo e Estação Ciências Margarete Cruz Pereira.

Um dos participantes é o técnico em Meio Ambiente e artesão Herbert Cesarino, que já colocou em prática os primeiros conhecimentos adquiridos no curso em um projeto de educação ambiental para crianças e adolescentes do Assentamento Santa Clara, em Viana.

“A parte teórica é apresentada de forma dinâmica e têm atividades para assimilarmos as técnicas”, contou Herbert. Para ele, a forma como a capacitação vem sendo conduzido é bastante interessante e a variedade de público ajuda a compreender o ambiente de maneira mais ampla, trazendo uma noção geral para os participantes do curso.

O segundo módulo dessa formação se inicia na próxima terça-feira (28) e vai até sexta-feira (01). Será realizada a revitalização de um espaço da Rebio pelo grupo de participantes do curso, além de oficinas de identificação de plantas e pontos de interpretação.

Sobre a Rebio de Duas Bocas

A Unidade de Conservação foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Na reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.
Área aproximada: 2.910 hectares.
Localização: Área rural do município de Cariacica.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 27-3636.2592