Governo do Estado do Espírito Santo
06/12/2011 08h51 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Iema oferecerá capacitação gratuita para Conselheiros de Unidades de Conservação

Representantes da sociedade civil organizada e do poder público receberão capacitação gratuita do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é aprimorar o trabalho dos Conselhos das Unidades de Conservação (UCs), considerados os porta-vozes da população nas discussões sobre as áreas protegidas no Espírito Santo.

A atividade irá beneficiar as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Conceição da Barra e Praia Mole, esta última localizada na Serra, os Parques Cachoeira da Fumaça, em Alegre, e Forno Grande, em Castelo, e a Reserva Biológica Duas Bocas, município de Cariacica. Os cursos ainda não têm data definida.

Durante a capacitação, os conselheiros aprenderão sobre seu papel institucional, sobre a estrutura e o funcionamento do Conselho, a importância das UCs para conservação da natureza e o Plano de Manejo da Unidade - instrumento estratégico para gestão e planejamento de áreas de proteção integral e também de uso sustentável. Os cursos buscam orientar a confecção destes planos, cuja responsabilidade de análise, acompanhamento, aprovação e até reformulação é do Conselho.


Também serão apresentadas a eles as experiências de Conselhos de outras Unidades, além de temas ligados à legislação ambiental.

Como a proteção dos recursos naturais de cada Unidade depende, entre outros fatores, da sua capacidade de integração ecológica, social e econômica com sua área de entorno, os cursos contribuem para a conscientização da população sobre as UCs, sua importância e seus objetivos.

Conselhos

Tanto o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc - 9.985/00) quanto o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SISEUC - 9.462/10) prevêem o estabelecimento dos Conselhos nas UCs como parte de sua estrutura permanente. Estas entidades são presididas por um gestor e possuem composição paritária, ou seja, há a mesma quantidade de representantes da sociedade civil e de órgãos públicos. Deve ser também representativo, composto por vários segmentos. Há categorias de UCs cujos Conselhos são deliberativos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Linda de Abreu
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard