Governo do Estado do Espírito Santo
23/06/2009 19h33 - Atualizado em 05/10/2016 16h54

Iema leva Reserva de Duas Bocas para a Feira Ambiental de Cariacica

A Reserva Florestal de Duas Bocas (Rebio) é um dos atrativos da 3ª Feira Ambiental de Cariacica, que começa nesta terça-feira (23), às 19 horas. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) participam do evento com um estande de cerca de 25 metros quadrados que leva a Rebio até o público.

Fotografias da Reserva, clicadas por Cacá Lima, decoram o espaço, que também dará aos visitantes a sensação de cheiro e som da Unidade de Conservação. Uma oportunidade para muitos cidadãos de conhecer as belezas do lugar, já que a Rebio Duas Bocas não é aberta ao turismo, pois tem como objetivo a pesquisa e a educação ambiental.

A Feira, que tem como tema "Qualidade de vida: sua atitude transforma nossa cidade", é realizada pela Prefeitura de Cariacica e foi montada em Alto Lage, é aberta à participação de toda a comunidade, escolas públicas e particulares, órgãos públicos, organizações não-governamentais, instituições de pesquisa, universidades e empresas privadas.


A Rebio de Duas Bocas


Criada como Reserva Florestal de Duas Bocas, por meio da Lei Estadual nº 2.095, de 12 de janeiro de 1965 e em 2 de janeiro de 1991 teve sua categoria redefinida pela Lei Estadual nº4.503. Está localizada na comunidade de Duas Bocas, área rural do município de Cariacica, com 2.910 hectares e a 27 km de Vitória.

A Reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica - Floresta Ombrófila Densa Submontana - em bom estado de conservação. É possível distinguir três áreas de vegetação característica: Área de floresta primária (baixo grau de antropização), Área de floresta secundária (existiam cultivos de banana, café e pastagem, hoje em sua maioria recuperada e utilizada para Educação Ambiental) e Área fortemente antropizada (formada por pequenas propriedades do entorno da UC). A área abriga uma fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção. No seu entorno estão inseridas 12 comunidades.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 99724492
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard