25/04/2012 11h57 - Atualizado em 05/10/2016 17h17

Iema lança Projeto Ecoar durante encontro de prefeitos em Cachoeiro

Será realizado nesta sexta-feira (27), às 9 horas, em Cachoeiro de Itapemirim, um encontro entre prefeitos de 21 municípios para o lançamento do Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar), coordenado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado, e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

O evento em Cachoeiro do Itapemirim marcará o inicio da terceira fase do projeto, cujos participantes pertencem ao Grupo Monumentos, constituído pelas Ecoáreas Serra das Torres, Itabira/Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.

Além disso, haverá o lançamento do curso "Capacitação em Educação Ambiental para Docentes e Gestores Municipais", e a divulgação do acordo técnico firmado com a ArcelorMittal para execução desta fase do Ecoar.

Na ocasião será assinado o termo de compromisso entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e as prefeituras de Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Muqui, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Iúna, Irupi, Ibitirama, Ibatiba, Muniz Freire, Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Vargem Alta, Iconha, Rio Novo do Sul.

Projeto Ecoar

O objetivo do Projeto Ecoar é incentivar a promoção de ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs), e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Até o momento, o Ecoar contemplou 65 municípios. Também foram promovidos cursos, whokshops e seminários com a participação de 90 escolas municipais, envolvendo 18.198 alunos.

Em 2012, o projeto entra em sua terceira etapa, capacitando o Grupo Monumentos. O Grupo Corredores, que também possui cinco Ecoáreas, participou da capacitação em 2009 e 2010. Em 2011 foi a vez do Grupo Unidades. A previsão é de que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

Serviço:

Projeto Ecoar 2012 – Fase 3
- Data: Sexta-feira (27)
- Horário: 9 horas às 11 horas.
- Local: Auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi). Av. Domingos Alcindo Dadalto, s/n, Monte Cristo, Cachoeiro de Itapemirim.
- Aberto ao público, com entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral