Percorrer uma trilha como se estivesse em uma floresta, ouvindo o som dos animais que a habitam e sentindo o aroma da mata. Esta é a sensação de quem visita o estande do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), montado especialmente para a Feira do Verde, que ocorre até domingo (27), na Praça do Papa, em Vitória. Além de conferir as imagens em 3D, os visitantes são convidados a contribuir com o Programa Reflorestar – Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal.
A ideia é que os frequentadores do estande tenham noção de como são realizadas as caminhadas ecológicas nos Parques Estaduais gerenciados pelo Iema. Ao final da atividade, é possível plantar uma árvore virtual em um painel eletrônico.
Para que a ação se torne realidade, eles também têm a chance de plantar uma muda de espécie da Mata Atlântica em uma Unidade de Conservação (UC) do Estado. O convite é feito por meio de um cartão com o selo do Projeto Reflorestar, lançado pelo Governo do Estado em 2011. Sua meta é ampliar a cobertura vegetal no território capixaba em até 30 mil hectares até 2014, tendo como principal ferramenta de estímulo o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Os óculos para imagens em 3D são acessórios indispensáveis para quem percorre a trilha no estande do Iema. Maria Luiza, 5 anos, e a amiga dela, Yasmim, 9 anos, ficaram encantadas com o visual. “Achei o passeio bem educativo e fiquei surpreso, pois há mesmo o incentivo para que as crianças plantem árvores de verdade”, comentou o vigilante João Batista Oliveira, pai de Maria Luíza.
Amanda Amaral
João Batista Oliveira, com Maria Luíza e Yasmim
Já as estudantes Franciele Oliveira, 18 anos, Ohany Lagassi Milagre, 13 anos, e Camila Araújo, 15 anos, ficaram impressionadas com os artifícios utilizados para recriar o clima de uma mata. “Pensei que não fosse nada demais, mas quando percebei, achei que estava dentro da floresta ouvindo os bichos”, comentou Franciele, que aproveitou a beleza cênica do espaço para tirar fotos com suas colegas.
Amanda Amaral
Amanda Amaral
Amanda Amaral
Amanda Amaral
Manguezal de Vitória Na sexta-feira (25), também durante as atividades da Feria do Verde, será realizada a posse do Conselho do Mosaico de Áreas Protegidas do Manguezal da Baía de Vitória, promovida pelo Iema e o pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo (CE-RBMA/ES).
O Conselho (Decreto Nº 2.625-R) tem caráter consultivo e sua composição inclui representantes dos usuários do manguezal, de Organizações Não-Governamentais (ONGs), de instituições de ensino, do setor empreendedor e do poder público.
O colegiado é considerado uma ferramenta de gestão e sua composição irá possibilitar uma análise de forma integrada do território da Grande Vitória e realizar uma avaliação ampla das atividades e ações previstas para a região.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com