Governo do Estado do Espírito Santo
15/10/2009 11h53 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Iema discute modelo de Agência de Água para o Espírito Santo

Nesta sexta-feira (16), o Espírito Santo dará mais um passo em direção ao perfil do modelo de Agência de Água a ser adotado para a gestão das bacias hidrográficas capixabas. A partir das 9 horas, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizará a 1º Oficina sobre Agência de Águas no Espírito Santo.

O evento será realizado no Pólo de Educação Ambiental, na sede do Instituto, em Cariacica. Seu objetivo é subsidiar o Estado para construir um modelo capixaba de agência. Para tanto, será apresentado o panorama destas unidades em todo o território nacional e exemplos de criação de agências de água em outros estados.

De acordo com o diretor de Recursos Hídricos do Iema, Fabio Ahnert, a formação da agência é fundamental para fortalecer o Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos.

“Os Comitês de Bacias Hidrográficas, formados por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil organizada que fazem parte da bacia, decidem como será o futuro dos recursos hídricos da região. Entretanto, as ações do comitê são restringidas pela falta de uma estrutura técnica que execute as ações propostas pelos Comitês. A criação de uma agência soluciona este problema e reorganiza a ação das bacias presentes no estado”, explica Ahnert.


Programação:

- 9 horas – Abertura - Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre e diretora-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Passoni Tonini.

- 9h30 – “O processo de criação da Agência PCJ” - Coordenador Geral da Agência de Água PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz.

- 10h15 – “A estratégia do Estado da Paraíba para criação da sua Agência de Água” - Diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, Laudizio da Silva Diniz

- 12 horas – Perguntas

- 12h30 – Almoço

- 14 horas – “Panorama das Agências de Água no Brasil” - Agência Nacional de Águas (ANA), Wilde Cardoso Gontijo Júnior.

- 14h45 – “Estratégia para o processo de debates e construção do modelo de Agência para o ES” – Diretor de Recursos Hídricos do Iema, Fábio Ahnert, e a analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Iema, Ananda Coutinho.

- 15h15 – Apresentação do estudo “Realização de simulação e estudos de impactos econômicos decorrentes da implantação da cobrança pelo uso da água no Estado do Espírito Santo e para elaboração de estudos sobre demandas de investimentos e diretrizes para planos de bacias hidrográficas” – gerente de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro.

- 15h45 – Debate “Possibilidades de arranjo institucional para o ES” e Encaminhamentos Finais – Coordenação: Gerente de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27)3136-3491 / 9844-4831
Texto: Anna Karla Lerbach
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard