13/11/2011 15h33 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Iema comemora os 20 anos do Parque Estadual de Itaúnas

Em comemoração ao aniversário de 20 anos de criação do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município de Conceição da Barra, uma vasta programação cultural e de educação ambiental foi promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Neste domingo (13), as atividades se encerram com a presença do artista Claudio Nogueirol, que irá promover uma oficina de escultura de areia nas dunas.

Para a abertura oficial das comemorações, na sexta-feira (11), empresários e moradores da região, autoridades políticas, servidores do Iema e ambientalistas se reuniram na sede do Parque, criado pelo Decreto Estadual nº 4.967-E, em 8 novembro de 1991.

Participaram da solenidade o presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Fernando Cerqueira, os diretores Administrativo e de Recursos Hídricos do Iema, Sérgio Poubel e Robson Monteiro dos Santos, e o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati.

“Ao longo destes 20 anos, tivemos muitas conquistas, mas também houve muita luta. Esta é uma área riquíssima para os moradores daqui, tem grande importância turística e ambiental. O trabalho tem que ser baseado no diálogo com a comunidade, escutando o que ela tem a dizer. E a gestão desta unidade tem sido feita desta forma”, disse Aladim Cerqueira.

Na ocasião, houve o lançamento do livro e do documentário “Últimos Refúgios - Itaúnas”, com imagens inéditas da diversidade biológica do parque. A publicação traz fotos de ouriços, cobras, jacarés, bichos preguiça, além de vários pássaros e insetos, todos encontrados na área preservada. O projeto conta com apoio do Iema e já foi realizado também no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari.

“Costumo dizer que as pessoas só protegem o que conhecem. Nosso trabalho tem objetivo de mostrar para todo mundo que não é só na África, por exemplo, que há uma rica biodiversidade, o Espírito Santo também possui lugares de extrema relevância ambiental. Não falo de um trabalho de educação ambiental, mas de sensibilização. Nossa pretensão é que as pessoas se sensibilizem de verdade ao verem as fotos, que isto chame atenção delas para o dever de proteger o meio ambiente”, explicou o coordenador do projeto, o fotografo Leonardo Merçon.

Os ex-gestores do Parque Estadual de Itaúnas e a equipe que atualmente o gerencia foram homenageados em função do trabalham realizado com a comunidade do entorno da unidade. Atores que se destacaram na articulação do diálogo com os moradores locais e na luta pela proteção ambiental da região receberam presentes e aplausos. São eles: Ângelo Camilo, mais conhecido como Caboclinho; Maria José Maia, a Dona Zezé; e Luciana Veríssimo. “Nunca imaginei que eu fosse tão importante para esta gente toda”, disse Dona Zezé.

Descida de Caiaque

No sábado (12), aproximadamente 100 pessoas se reuniram na ponte da Vila de Itaúnas e remaram de caiaque até a foz do curso d’água, onde biólogos do Iema promoveram uma palestra ao ar livre sobre o Rio Itaúnas. Muitos aproveitaram para se refrescar com um banho ao longo do passeio, que contou com a participação do presidente do Iema, Aladim Cerqueira, do prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati, do fotógrafo Leonardo Merçon, do diretor do documentário “Últimos Refúgios – Itaúnas”, Yuri Salvador.

Fotos Amanda Amaral

Comunicação Seama/Iema