22/08/2012 12h12 - Atualizado em 05/10/2016 17h24

Iema capacita cinco municípios em educação ambiental nesta semana

O Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (Ecoar) realiza, a partir desta quarta-feira (22), mais uma capacitação de professores da rede municipal de ensino. Desta vez, serão beneficiados os municípios de Águia Branca, Vila Pavão, Governador Lindenberg, São Gabriel da Palha e Nova Venécia, que englobam a Ecoárea Pedra do Elefante.

A ação é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e tem o objetivo de promover a educação ambiental no interior do Estado.

O evento está retornando aos municípios com uma nova capacitação, com temas e atividades atualizados. Entre elas estão oficinas de arteterapia e palestras sobre educação ambiental, articulação social, saúde e polícia ambiental.

Também participam os membros do Grupo de Sustentabilidade (GS), formado por gestores das secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Meio Ambiente dos quatro municípios.

Projeto Ecoar
O Ecoar promove ações de educação ambiental com o objetivo de contribuir para a melhoria do meio ambiente nas regiões do interior do Estado e para o desenvolvimento da Política Estadual de Educação Ambiental. O público-alvo são gestores das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação dos municípios envolvidos e professores de escolas públicas.

O projeto incentiva as ações de educação ambiental, a construção participativa de políticas públicas, a criação de Unidades de Conservação (UCs) e a participação em Comitês de Bacias Hidrográficas, Conselhos de UCs, redes de Educação Ambiental e demais coletivos ambientais.

Até o momento, o Ecoar contemplou 64 municípios. Também foram promovidos cursos, workshops e seminários com a participação de 213 escolas municipais. Em 2012, o projeto está na terceira fase, capacitando o Grupo Monumentos, que é formado por quatro Ecoáreas: Serra das Torres, Itabira-Forno Grande, Caparaó Sul e Caparaó das Águas.

O projeto também está retornando aos municípios contemplados em 2009/2010, que fazem parte das ecoáreas Saíra Apunhalada, Córrego do Veado, Guanandy, Pedra do Elefante e Complexo Centro Norte Serrano, que formam o Grupo Corredores.

Em 2011, foi realizada a segunda fase do Ecoar com o Grupo Unidades, formado pelas Ecoáreas Cricaré-Cotaxé, Jequitibá Rosa, Parque de Itaúnas, Pontões Capixabas e Pedra Azul. A previsão é que os municípios da Grande Vitória sejam capacitados a partir de 2013.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Leila Oliveira / Isabela Nucci