Governo do Estado do Espírito Santo
22/10/2009 15h25 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Iema apresenta orientações sobre gestão de conflitos pelo uso da água em Itaguaçu nesta sexta-feira (23)

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), participa do seminário “Uso Racional dos Recursos Hídricos”, no salão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no município de Itaguaçu, nesta sexta-feira (23), com o objetivo de estimular os proprietários rurais a utilizarem a água racionalmente.

A programação do evento, que será realizado das 8 às 12 horas, vai contar com palestras a respeito do licenciamento de barragens, reserva legal e recuperação de bacias, além da outorga e gestão de conflitos entre usuários de água nas microbacias do Espírito Santo. Esta última será apresentada pelo coordenador da área de gestão de conflitos pelo uso da água do Iema, Ricardo Valory.

“O fato de instalarem barragens irregulares, por exemplo, que não possuem outorga nem licença ambiental, é um dos fatores geradores de conflitos entre os proprietários vizinhos que dependem da água do rio barrado. Outro problema que prejudica a disponibilidade dos recursos hídricos da região é a escavação de poços com afloramento do lençol freático para captar água para irrigação”, explica Valory.

Serminário

Realizado pela Prefeitura de Itaguaçu e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), o evento conta também com a parceria da Seama e do Iema, da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Programação

8 horas - Abertura
8h30 – Palestra: Licenciamento de Barragens
Cláudio Cassa – IDAF
8h50 – Palestra: Outorga e gestão de conflitos entre usuários de água nas microbacias do Espírito Santo
Ricardo Vallory – IEMA
9h30 – Palestra: Área de Preservação Permanente, uso da água e reserva legal.
Murilo Pedroni – FAES
10 horas – Recuperação de bacias e microbacias.
Gerson Tavares da Mota – INCAPER
10h30 – Projeto Sossego
Sirley de Oliveira – UFES
11 horas – Debate
12 horas – Encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/Amanda Amaral
(27) 3136-3491/9977-1012
Texto: Anna Karla Lerbarch
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard