Governo do Estado do Espírito Santo
04/08/2011 14h36 - Atualizado em 05/10/2016 17h12

Iema apresenta avanços capixabas na gestão de resíduos sólidos em seminário nesta sexta (05)

Nesta quinta-feira (04), foi realizada a abertura do VII Seminário Nacional e do VI Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que acontecem em Vitória, com a presença de especialistas de todo o mundo. Nesta sexta (05), o diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Fernando Cerqueira, irá falar sobre os avanços capixabas na gestão dos resíduos sólidos.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Ruy Valim Carnelli, falou sobre as dificuldades que os municípios enfrentam com relação à gestão dos resíduos sólidos e do empenho do Governo do Estado na busca de soluções para a questão.

“O Espírito Santo tem dois projetos importantes: o Comitê Gestor de Resíduos Sólidos e o ES sem Lixão. Este último visa a resolver o problema nos municípios de forma gradativa. Nós também saímos na frente na elaboração de uma Política Estadual de Resíduos Sólidos, que está em processo de regulamentação, no qual estamos levando em consideração as contribuições importantes da Política Nacional. Temos nos esforçado para colocar o pragmatismo necessário na busca de soluções, para que a evolução aconteça como desejamos, com o estímulo ao econegócio”, disse.

O adido científico da Embaixada Italiana no Brasil, Roberto Spandre, participou da abertura dos eventos nesta quita (04). “Estamos vivendo uma nova revolução industrial. Um ponto fundamental é que os resíduos são patrimônios da nossa sociedade”. E destacou: “A criação de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e estudos, é fundamental para a sinergia entre as instituições públicas, empresas e centros de pesquisa”, disse.
“O manejo dos resíduos precisa ser feito de forma adequada, sem oferecer riscos. Por isso é uma satisfação participar de eventos como este, que vem sendo cada vez mais frequentes depois da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mostrando que todos estão preocupados com a questão e desejam mudar, assim como a Lei exige”, afirmou o gerente de Projeto da Diretoria de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Saburo Takahashi.

Seminário e Workshop

Os eventos têm como tema “Impactos do Novo Marco Legal e as Novas Tecnologias para a solução de Resíduos”. Entre os participantes estão: Carlos Martins, administrador da Empresa Geral de Fomento (EGF) de Portugal, e profissional da empresa italiana Ecomacchine, e o francês Gerard Briane, presidente da empresa Briane Environnement, referência na coleta, tratamento, recuperação e reciclagem de vidro em seu País.

A realização é do Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Socioambientais (Instituto Ideias), em parceria com Iema e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).
Ao todo, 15 painéis irão destacar os decretos regulamentadores, resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei 9.264), tendo como objetivo debater a situação dos resíduos sólidos de acordo com a perspectiva nacional e internacional.

Serviço

VII Seminário Nacional e VI Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Data: Sexta-feira (05)
Local: Hotel Golden Tulip. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, Vitória – ES.
Horário: 8h30 às 18hs.
Inscrições: www.institutoideias.com.br/seminario201.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com

Contatus Comunicação
Rita Diascanio e Jackeline Gama – (27) 3089-4100
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard