04/06/2009 15h31 - Atualizado em 05/10/2016 16h54

Governo lança nesta sexta (05) o programa ‘Campo Sustentável’ que define adequação ambiental em propriedades agrícolas

Com o objetivo de recuperar as áreas degradadas, conservar e manejar de maneira sustentável os recursos naturais do Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) lança, nesta sexta-feira (05), a partir das 14 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa de Adequação Ambiental de Propriedades Agrícolas, chamado ‘Campo Sustentável’.

O trabalho, que vai ser realizado em parceria com 33 prefeituras do Estado, tem como meta atingir a 440 propriedades, sendo que 80 delas já foram selecionadas, incluindo aquelas existentes nas áreas do Programa Corredores Ecológicos. A meta é reverter o quadro de degradação ambiental em 600 mil hectares de terras no Espírito Santo.

Para dar início a esse projeto a Seag firmou uma parceria com o Instituto Terra, que promoveu a capacitação de 76 profissionais entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e florestais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Aracruz Celulose.

O secretário Ricardo Santos, que participou da primeira turma do curso, disse que essas propostas vêm a implementar as boas práticas agrícolas no Estado. “O programa ‘Campo Sustentável’ é pacto com os municípios para que aconteça a integração junto aos produtores, e com isso absorver os ensinamentos que profissionais aprenderam, como garantir a sustentabilidade e preservação do solo em benefício da agricultura familiar", afirma.

O grupo, que foi capacitado, também vai apoiar a instrumentalização dos viveiros com produção e distribuição de mudas nativas para fornecimento de espécies para desenvolver o programa em propriedades rurais.

Serviço:

Assinatura dos termos de cooperação para o Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima no Espírito Santo
Data: 05 de junho
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta