10/11/2009 07h22 - Atualizado em 05/10/2016 17h03

Governo do Estado monta estande com espaços cenográficos para Feira do Verde

Com o estande interativo “Espírito Santo Sustentável: Desenvolvimento com Respeito ao Meio Ambiente”, o Governo do Estado montou espaços cenográficos especiais para a XX Feira do Verde, que será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, na Praça do Papa, em Vitória. O estande terá atividades lúdicas com cenários diversificados e experiências sensoriais para o público.

O tema da Feira este ano é “Bacias Hidrográficas: O Reino das Águas” e o Governo do Estado será representado pelas secretarias de Meio Ambiente (Seama), de Educação (Sedu), da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), além da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Instituto Capixaba de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), do Instituto de Defesa Agroécuária e Florestal (Idaf), das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S.A. (Ceasa) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A idéia do estande, que possui 398 metros quadrados, é esclarecer o público sobre a necessidade de conservar e preservar o meio ambiente, além de apresentar aos visitantes projetos do Governo do Estado relacionados ao tema da Feira. Para isso, foram instalados cenários diversificados.

Os visitantes percorrerão uma área insustentável, a qual será representada por um rio com garrafas PET boiando, áreas desmatadas e queimadas, além de lixos diversos. Ao lado, haverá uma sala de cinema, para a exibição de um vídeo sobre conservação do meio ambiente.

Durante a passagem pelo estande, o público também irá encontrar uma área sustentável, com matas, córregos, rios e nascentes preservadas, com informações sobre cada uma dessas áreas e a importância da conservação das mesmas, além de uma horta e uma quitanda, com produtos produzidos sem a utilização de agrotóxicos.

Durante a Feira do Verde, a Seama/Iema irá lançar o primeiro exemplar do gibi “A Turma do Neco”, com a história “Super Neco Contra a Turma do Cabeça Quente”. O roteiro, a arte e as ilustrações são do cartunista Zappa.
Este é numero zero de uma série de exemplares que fazem parte da divulgação do projeto “Florestas para Vida”, que trabalha a recuperação do bioma Mata Atlântica no Espírito Santo.

“Os gibis irão ajudar a divulgar para a população do Estado a cultura e tradições dos locais onde o projeto passar, difundindo o conceito de preservação e adequação ambiental”, destacou o gerente de Recursos Naturais do Iema, Marcos Sossai.

O importante papel do produtor rural na preservação e conservação dos recursos naturais também estará em foco nas ações da Seag. Técnicos do Idaf irão orientar os visitantes quanto à importância da aplicação da Política Florestal e das ações de fiscalização para a manutenção da biodiversidade e, consequentemente, a preservação dos recursos hídricos, destacando que é possível e fundamental promover a harmonia entre a agropecuária e a preservação e recuperação dos recursos naturais.

Já os técnicos da Incaper irão explicar sobre a produção de alimentos sem agrotóxicos, através da exposição destes alimentos.

A Sedu irá apresentar a importância da conservação do meio ambiente através de uma “viagem sensorial”, na qual os visitantes sentirão sensações térmicas diferentes ao percorrerem o espaço, com folhas secas pelo chão, cheiro de perfume e um tapete interativo, que revela um rio limpo após a retirada do lixo.

A subgerente de Projetos Especiais da Sedu, Ana Beatriz de Carvalho, explica a importância da participação da Sedu na Feira. “Vamos divulgar uma síntese das ações da Sedu na educação ambiental e sensibilizar o público da importância de se manter o ambiente limpo, saudável, vivo. Enfim, vamos mostrar a contribuição da Educação para a sustentabilidade”.

No estande do Governo, também serão apresentadas explicações sobre o aterro sanitário e informações sobre o projeto “ES sem Lixão”, da Sedurb, criado com o objetivo de acabar com os lixões espalhados pelo Estado com a implantação de Sistemas Regionais para a Destinação Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Técnicos da Cesan estarão presentes no estande para informar ao público sobre como a água é tratada e distribuída para a população e de como é realizado o tratamento de esgoto.

Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral