30/11/2011 06h43 - Atualizado em 05/10/2016 17h13

Governo do Estado entrega Prêmio Ecologia

Os vencedores da XI Prêmio Ecologia receberam seus prêmios, nesta terça-feira (29), no Palácio Anchieta. A cerimônia foi aberta às 9 horas pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Os três vencedores de cada subcategoria foram homenageados com um troféu. Além disso, os primeiros e segundos colocados receberam, respectivamente, um iPad e um netbook.

Os ganhadores receberam suas premiações do vice-governador Givaldo Vieira, do secretário de Estado do Meio Ambiente (Seama), Paulo Ruy Valim Carnelli, do diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Aladim Fernando Cerqueira, e do diretor geral da TV Vitória, Fernando Machado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Para destacar a relevância das discussões sobre preservação, restauração e proteção florestal, a XI edição do Prêmio ressaltou as ações realizadas no Espírito Santo visando a ampliação da área de Mata Atlântica.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Ruy Carnelli, disse que o Prêmio Ecologia é uma iniciativa importante diante da necessidade de se equilibrar crescimento populacional, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Esse prêmio fortalece o trabalho de conscientização e educação ambiental das pessoas para práticas corretas”, ressaltou.

Segundo Paulo Ruy, a Seama e o Iema promovem a educação ambiental nos municípios, através do programa Ecoar; com visitas às Unidades de Conservação, participação em eventos, como a Feira do Verde, e por meio de condicionantes ambientais estabelecidas em cada licenciamento.

O secretário destacou ainda a importância dos recursos do Banco Mundial (Bird), no valor de R$ 400 milhões, anunciados nesta segunda-feira (28), para programas ambientais do Estado.

O vice-governador Givaldo Vieira destacou a importância do prêmio “por ser motivador de novas práticas de preservação ambiental. No passado, os que defendiam a preservação da natureza e o cuidado com o planeta eram considerados radicais. Hoje, vivemos outra realidade e a preocupação com a questão ambiental passou a ser de todos”, disse.

Givaldo Vieira lembrou que o Governo do Estado tem como premissa a preservação ambiental. “Podemos citar ações que visam a preservação e estão em prática no Estado: Programa Águas Limpas, Programa de Recuperação Florestal e até mesmo, as novas construções do Governo são pensadas para serem ecologicamente corretas", finalizou.

Prêmio Ecologia

O Prêmio Ecologia, instituído por meio do Decreto nº 7.462-E de 21 de julho de 1999, é uma realização anual do Governo do Estado, por meio da Seama e do Iema, em parceria com a Rede Vitória. Atualmente, o regulamento especifica quatro categorias e dez subcategorias.

Desde sua criação, aproximadamente 1.700 trabalhos foram inscritos. Destes, mais de 100 foram premiados. O objetivo do Prêmio Ecologia é fomentar o debate sobre as questões ambientais e aumentar a consciência pública sobre o dever de cada um na proteção do planeta.

O concurso contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo, buscando valorizar os trabalhos em defesa da natureza que incentivam toda a sociedade a cuidar e proteger o meio ambiente, além daqueles que buscam soluções inovadoras para reduzir as ameaças ao equilíbrio ambiental.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira