Governo do Estado do Espírito Santo
09/10/2012 07h22 - Atualizado em 05/10/2016 17h25

Governo do ES fará estudo para tornar Pedra Azul Patrimônio Natural da Humanidade

O Governo do Espírito Santo promoverá, nesta terça-feira (09), às 14h30, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), uma reunião para debater a elaboração de um documento técnico, visando o tombamento da Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, como Patrimônio Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco).

O documento será elaborado pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Economia e Planejamento (SEP) e da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom). Participará, também do encontro, o secretário executivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), João Lucílio Albuquerque, que fará uma apresentação de sua experiência neste tipo de processo, e a coordenadora do Colegiado Mar da RBMA, Heloisa Dias.

Também participarão da reunião os secretários Alexandre Passos (Setur), Patrícia Salomão (Seama) e Robson Leite (SEP), o coordenador do Iema André Tebaldi, o prefeito Wanzerte Krüger e o secretário Cultura e Turismo de Domingos Martins Alexsandro Izidoro Schultz, a superintendente do Iphan no Espírito Santo Diva Maria Freire Figueiredo, os representantes da Associação Turística da Pedra Azul Leonardo Botelho e Cláudio Calmon (OSCIP Agência Viva Pedra Azul) e a coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA) Iara Gardenia Silva Moreira.

Na quarta-feira (10) técnicos da Setur e do Iema acompanharão os palestrantes João Albuquerque e Heloisa Dias em uma visita técnica ao Parque Estadual de Pedra Azul.

A Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, algo único no planeta. A ideia surgiu há cerca de três meses e agora o Governo do Estado montou, junto com empresários, um grupo de estudos para elaborar um documento que será enviado à Unesco, para que a Pedra Azul receba esse título.

O programa de classificação da Unesco visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. No último ano havia apenas 183 desses monumentos em todo o mundo.

Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão a divulgação turística da região em nível mundial, atração de patrocinadores e público para eventos, atração de recursos internacionais para preservação da região, gestão internacional compartilhada do Parque entre outros.

Para fortalecer as informações do documento, que será enviado à Unesco, e divulgar essa ação, foi criada uma página nas redes sociais: http://www.facebook.com/PedraAzulPatrimonioMundial.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es Facebook: Turismo Espírito Santo

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci
Tel.: (27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard