03/02/2012 16h21 - Atualizado em 05/10/2016 17h15

Governo do ES debaterá plano de combate à desertificação nesta terça-feira (07)

Representantes de diferentes segmentos sociais estarão reunidos nesta terça-feira (07) para validar as propostas de construção do Programa de Ação Estadual de Prevenção e Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-ES). A Oficina Estadual será realizada às 8h30min, no auditório do SENAC, em Vitória. A realização é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Combate à Desertificação (GTI-CD/ES).

No encontro, serão discutidas e aprovadas as estratégias e ações formuladas com base em estudos das Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD) e nas sugestões dadas pela sociedade durante as Oficinas Regionais para elaboração do PAE-ES, ocorridas em novembro de 2011. Além disso, será apresentado pelo Iema e pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA) um painel sobre a construção e implementação do PAE-ES.

O Plano Estadual tem como objetivo criar condições prósperas para os 24 municípios do Estado inseridos nas ASD. São eles: Ponto Belo, Ecoporanga, Mucurici, Pedro Canário, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Colatina, Mantenópolis, Baixo Guandu, Marilândia, Pancas, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Nova Venécia, Vila Valério, Sooretama, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Águia Branca, São Gabriel da Palha e Água Doce do Norte.

Entre os presentes, estará o diretor-presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, o diretor de combate à desertificação do MMA, Francisco Carneiro Barreto Campello, e o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Josean Castro Vieira.

Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Saúde e Educação, instituições públicas e privadas, sindicatos rurais, comunidades tradicionais, entidades financeiras e religiosas, instituições de ensino e pesquisa, dentre outras, também serão representadas no evento. A entrada é livre, mas é necessário confirmar presença até segunda-feira (06) pelo e-mail fgsilva@iema.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-2521.

Serviço:

- Oficina Estadual de Construção do Programa de Ação Estadual de Prevenção e Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-ES)
Data: terça-feira (07).
Horário: 8h30min
Local: Auditório do SENAC. Em frente ao Ginásio Álvares Cabral. Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 2077, Bento Ferreira, Vitória.
Confirmar presença até segunda-feira (06) pelo e-mail fgsilva@iema.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-2521.

Programação:

8h30min – Café de boas vindas.
9 horas – Abertura do evento.
9h30min – Painel: Construção e implementação do PAE-ES, com representantes do Iema e da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
11h10min – Apresentação, discussão e validação de propostas para o PAE-ES.
12h30min – Almoço.
14 horas – Apresentação, discussão e validação de propostas para o PAE-ES.
16h30min – Encerramento e café com prosa.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral