No ano de seu 19º aniversário, o Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz) comemora, com as comunidades do seu entorno, a criação de um Conselho Consultivo, que irá democratizar questões que envolvem sua gestão e zona de amortecimento, e a aquisição de uma área que possibilitará a construção de um Centro de Visitantes na unidade, localizada no município de Domingos Martins.
Neste sábado (06), às 15 horas, na sede da Fjordland - Cavalgada Ecológica, em Domingos Martins, o Governo do Estado assina o decreto que institui o Conselho Consultivo do Pepaz e a portaria conjunta entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que dispõe sobre sua composição.
Na ocasião, também será assinado um Protocolo de Intenções entre o Governo, por meio da Seama, Iema e a Secretaria de Estado da Agricultura Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), e a Pedra Azul Ecologia e Desenvolvimento LTDA. O documento prevê a doação de 1.500 metros quadrados para a construção do Centro de Visitantes e melhorias para o acesso ao Parque.
Estarão presentes a solenidade, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre, a diretora-presidente do Iema, Sueli Passoni Tonini, e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, além de deputados e representantes da comunidade local.
Com a doação das terras, o Governo do Estado irá disponibilizar, por meio do Iema, os recursos para construção do Centro de Visitantes, que terá sua obra licitada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes). Já as melhorias no acesso a unidade são previstas pela Seag, por meio do programa “Caminhos do Campo”.
Além disso, com a cooperação dos envolvidos, pretende-se fomentar, de forma ecologicamente responsável e sustentável, o turismo na região de Pedra Azul, especialmente no Parque.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491 / 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com